CAMPEONATO NACIONALSELEÇÃO ASELEÇÃO NACIONAL

JOGADOR QUE ATUA NO CAMPEONATO NACIONAL FAZ HISTÓRIA NOS DJURTUS

Pela primeira vez nos últimos 15 anos, um jogador que atua no Campeonato Nacional é titular num jogo da Seleção Principal.

Defesa central do Sport Bissau e Benfica, formação que milita na primeira Liga guineense, bateu “recorde” e entrou na história de Djurtus, sendo titular em dois encontros disputados frente ao Sudão, no dia 22 e ontem, 25.03, no estádio Téttuam, em Marrocos.

Trata-se de Tidjane Badjana, o único jogador que atua no Campeonato Nacional, convocado para os dois compromissos amistosos da turma nacional, frente a sua congénere de Sudão.

No jogo da sua estreia com as cores de Djurtus, jovem promessa guineense apareceu curiosamente no onze inicial de Luís Boa Morte, algo que apanhou todo o povo guineense de surpresa, não pela sua qualidade, mas por ser o recordista.

Nesse encontro, Tidjane Badjana, foi utilizado como lateral esquerdo, ao contrário da posição que habitualmente joga no Sport Bissau e Benfica (defesa-central). Mesmo assim, teve uma boa prestação no jogo, pela forma como jogou, sobretudo, no posicionamento, nas saídas da bola e nos desarmes.

Com a sua estatura física e o seu invejável talento futebolístico, Badjana, não teve dificuldades em combinar com os mais antigos da linha defensiva de Djurtus, tendo ganho alguns duelos e interceptou igualmente alguns lances de perigo na área da turma nacional.

Sendo assim, jovem futebolista entra na história da Seleção Nacional, sendo nos últimos 15 anos, o único jogador a jogar no Campeonato Nacional, a ser utilizado a titular na seleção principal.

Vale lembrar que Tidjane Badjana, fazia parte dos 4 jogadores que atuam na primeira Liga Nacional (Guines-Liga), convocados pelo antigo selecionador nacional, Baciro Candé, para o jogo da sexta e igualmente a última jornada de apuramento para a fase final do CAN-Costa de Marfim 2023, porém não foram utilizados nesse jogo.

Tratam-se do Alanna Bangura (ex-Benfica), Panobu Tcham (ex-Sporting GGB), Braima Djanco Mané do Sporting Clube de Guiné-Bissau e o Tidjane Badjana do SB Benfica, que acabou fazendo a história.

Refira-se que Tidjane Badjana, é filho de pais guineenses, residentes em Senegal e, destacou-se num dos campeonatos defesos deste país vizinho, tendo sido logo contratado pelo Sport Bissau e Benfica, na época futebolística (2021/22), clube o qual está na sua terceira temporada.

Após a sua chegada às águias de Bissau, jovem promessa guineense não teve dificuldades em adaptar no plantel encarnado e pelo seu fenomenal talento futebolístico, acabou sendo um dos destaques na cortina defensiva do Benfica, orientado na altura por João Na Tchigna.

Ao serviço das águias de Bissau, o agora internacional guineense pela seleção principal de futebol (Djurtus), conquistou 1 campeonato, 2 Supertaças e 1 Taça de Guiné (prova rainha).

Braima Sadjó

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo

Adblock Detectado

Por favor, considere apoiar o nosso site desligando o seu ad blocker.