SB BENFICA PERDE COM CUPELUM E SPORTING ISOLA-SE NA LIDERANÇA DA GUINES-LIGA
Sport Bissau e Benfica, foi derrotado hoje (29-05) no estádio Lino Correia, pelo Cupelum futebol clube por uma bola a zero, na partida da vigésima segunda jornada do campeonato da primeira liga de futebol guineense.
Jogo de maior domínio dos encarnados, nos minutos iniciais do encontro, logo aos 12 minutos, chegaram à baliza do Cupelum, através de um contra-ataque com o Alanna Bangura a servir o ponta de lança Costa-marfinense do Benfica, David Traoure que na finalização atirou para fora.
Três minutos a seguir, os pupilos de João Na Tchigna voltaram ameaçar de novo a baliza contrária, desta vez com o capitão Alanna Bangura a desperdiçar uma grande oportunidade que podia dar vantagem no marcador aos encarnados, na disputa dum lance em que o guardião de Cupelum Una Virissimo esteve muito bem na abordagem.
Aos 25 minutos da partida, águias de capital, voltaram de novo à baliza da equipa do bairro de Cupelum, numa transição rápida de direita para esquerda de ataque, com o Ricardinho Lassana Sané a colocar o esférico junto aos pés de Alanna Bangura, colocando-se frente-a-frente com guarda-redes Una Virissimo, que nas alturas travou de novo esta pressão Benfiquista.
Apesar de grande controlo da posse de bola do Benfica, mas foi os comandados do técnico Italiano Tino Pavone a inaugurar o marcador aos 39 minutos, através do tento apontado por Amadu Baldé que aproveitou dum contra-golpe, saindo pelas costas dos defensores do Benfica antes de chutar fortemente a bola que foi parar no fundo da baliza defendida por Ricardinho Té.
Após este golo, a equipa Benfica reagiu fortemente à desvantagem, com alguns lances de perigo na área da equipa de Cupelum, mas a linha defensiva dos “Mandipilis” esteve completamente inviolável, terminando assim a primeira parte em 0-1 a favor do Cupelum.
Perante uma boa assistência do público nas bancadas do “Lino Correia”, a equipa visitante (Cupelum) iniciou o segundo tempo com uma oportunidade falhada de Djibril Nanco aos 55 minutos, que podia aumentar a vantagem, numa recuperação da bola pelo Paulo Iancuba Mané, no círculo central do campo, colocando o esférico na profundidade para Amadu Baldé e, este acabou por rematar por cima da baliza Benfiquista.
Aos 72 minutos do jogo, Benfica esteve muito perto de igualar no marcador, mas valeu a defesa gigantesca do guarda-redes dos “Mandipilis” Una Virissimo Vaz, que tirou no momento exato o pão da boca do avançado Benfiquista Javier Injai.
Depois deste lance, a despesa do jogo foi de novo reassumido pelos comandados do mister João Na Tchigna, que circularam a bola em segurança por todo retângulo do jogo, dando pressão aos “Mandipilis”, colocando-lhes atrás da linha de bola em defesa coletiva até terminar o encontro com o Cupelum a conquistar três pontos.
Com este resultado, o Sport Bissau e Benfica caiu para segunda posição na classificação com 44 pontos menos dois que o Sporting CGB, ao passo que, o Futebol Clube de Cupelum soma 19 pontos na tabela classificativa e mantém-se na cauda.
Braima Sadjó