FC CANCHUNGO VENCE FC CUNTUM POR 3-2 EM BISSAU
Neste domingo, 22 de maio de 2022, o FC Canchungo visitou e venceu, no tapete sintético do Estádio Lino Correia, o FC Cuntum por 3 bolas a 2, no cumprimento da 20ª jornada do Campeonato Nacional de Futebol, Guines-liga.
Após o apito inicial, FC Cuntum começou com pé direito a partida, demonstrando uma grande exibição e em 9ʹ, essa formação fez o seu primeiro remate por intermédio do camisa 8.
No entanto, a formação do FC Canchungo não poupou os esforços em demonstrar a sua capacidade ofensiva, o que em 13ʹ demonstrou claramente por estar perto de marcar, mas viu assim a bola cortada pelo defensor adversário, ganhando pontapé de canto, concretizado em primeiro golo da partida pelo Adulai Silá, que voou mais alto que todos e fez o primeiro golo da partida.
Os rapazes de mister Marciano Moreira continuavam em grande forma, ameaçando cada vez mais a baliza do adversário, que tentava reorganizar o jogo a partir do seu campo. Aos 18ʹ, era outra vez os visitantes a marcarem mais um golo, mas o árbitro da partida anulou-o.
Estava assim um jogo entre quem procurava ampliar o resultado e quem procurava igualá-lo. Aos 20ʹ, o FC Canchungo voltou a marcar, mas a banderola tinha sido levantada, assinalando fora de jogo a favor dos anfitriões. Logo aos 21ʹ foi assinalada uma falta na grande área dos visitantes, mas o camisa 10, chamado para convertê-lo em golo, falhou o pênalti.
Trinta minutos jogados, o jogo estava ainda equilibrado para ambas as equipas, entretanto o FC Canchungo soube sempre aproveitar os erros da barra defensiva do seu adversário, foi assim aos 31ʹ que, após mais uma falha, concretizou o seu segundo golo pelo camisa 17, Ussumane Keita, após uma jogada combinada.
Na segunda parte, os Cavalos Brancos de Cuntum entraram melhor em forma, tendo dominado o jogo, mas foi outra vez, aos 66ʹ, a equipa visitante a ampliar o resultado para 3 bola a 0, golo marcado por David Injai.
O FC Cuntum só veio a conseguir o seu primeiro golo aos 81ʹ da partida através de um cabeceamento do Ibraima Cassama (vulgo Ozil). Com isso, o jogo ganhou ainda mais intensidade, com destaque da equipa da capital Bissau que assim investia com tudo para igualar o resultado. Mais tarde, em 84ʹ, reduziu por 3 a 2 por intermédio de Mamado Aliu Seide.
Com esta vitória, Canchungo passa a somar 38 pontos e ocupa a terceira posição, enquanto o FC Cuntum mantém-se com os seus 34 pontos, perdendo a oportunidade de ultrapassar os Lobos de Canchungo e chegar ao terceiro posto na tabela.
Jaime António Cunté