CAN 2023: GUINÉ-BISSAU INICIA A QUALIFICAÇÃO SEM PANUTCHE CAMARÁ, STEVE AMBRI, ALEXANDRE MENDY, JONAS MENDES E PELE
Para o início da campanha de qualificação para a fase final do campeonato africano das nações a disputar na Costa do Marfim, a Guiné-Bissau não irá contar com alguns jogadores que estiveram no último campeonato africano das nações, entre os quais, o capitão Jonas Mendes, Pelé, Frédéric Mendy e outros nomes como Panutche Camará, Steve Ambri, Leonel Alves, Joseph Mendes, Mauro Teixeira, e Alexandre Mendy, este último ausentou do CAN 2021 devido à lesão.
Na lista nota-se a ausência do Panutche Camará médio que esteve no último CAN e nos últimos dois amistosos disputados no março passado em Portugal onde até se estreou a marcar pela seleção nacional. Segundo apurou FUT 245, Panutche Camará está de férias em Bissau após somar 47 jogos na presente época pelo Plymouth Argyle da League One inglesa de acordo com os dados da Transfermarkt.
Esta é a terceira ausência consecutiva do Alexandre Mendy nos compromissos da seleção. Falhou o CAN 2021 devido à lesão, falhou os amistosos de março em Portugal e volta a falhar esta convocatória. Alexandre Mendy é melhor marcador do Caen e segundo melhor marcador da segunda liga francesa.
Steve Ambri foi até convocado para os amistosos realizados em Portugal no mês de março, não esteve com o grupo nos referidos jogos. FUT 245 tentou na altura saber do motivo da sua ausência, mas sem sucesso. Nesta altura, Sochaux disputa o play-off da promoção para a primeira liga e no último jogo marcou. A sua equipa tem o jogo na próxima sexta-feira frente ao Auxerre.
Jonas Mendes e Pelé falham a convocatória pela segunda vez consecutiva. A última vez que foram convocados foi para a fase final do CAN e o selecionador nacional foi fortemente criticado. Ao que tudo indica, talvez se avizinha o fim da linha destes dois na seleção.
Frédéric Mendy e Joseph Mendes, dois avançados que outrora eram unidades de destaque no sector mais avançado, ficaram de fora mais uma vez da convocatória e tudo indica que é pela opção técnica tal como Jonas Mendes e Pelé.
Tal como Panutche Camará, Mauro Teixeira, jogador do Sion da Suíça, esteve nos últimos dois compromissos da seleção nacional e marcou no último jogo frente a Angola. Após várias críticas sobre a convocação deste jogador, fica de fora pela primeira vez deste a sua estreia nos convocados da Guiné-Bissau.