1ª VOLTA DA GUINES-LIGA 2021/2022: NÚMEROS E CURIOSIDADES
Terminou a primeira metade do campeonato nacional da primeira divisão com o Sport Bissau e Benfica a partilhar a liderança com o seu rival Sporting Clube da Guiné-Bissau. A equipa comandada pelo mister João Na Tchigna destaca-se não só por estar no topo da tabela classificativa, mas também é a equipa que mais marcou e menos sofreu os golos na primeira volta. Binar FC, é a lanterna vermelha do campeonato, somando apenas 12 pontos.
✅ Sport Bissau e Benfica é melhor ataque com 27 golos marcados, e neste capítulo é seguido da UDIB com 22 golos marcados e depois pelo Sporting CGB e FC Canchungo com 21 golos marcados.
❌ Pior ataque da liga pertence aos dois clubes históricos que igualmente venceram o campeonato nacional. Balantas de Mansôa e Portos de Bissau são equipas que menos golos marcaram até a 15ª jornada, tendo ambos apontado apenas 8 golos, uma média de 0,53 golos por jogo.
✅ Melhor defesa do campeonato e igualmente o Benfica com apenas 7 golos sofridos em 15 golos, uma média de 0,46 golos sofridos por jogo. Neste capítulo, é seguido pelo Sporting CGB com 8 golos sofridos e FC Sonaco com 9 golos respectivamente.
❌ Pior defesa da liga curiosamente não é a lanterna vermelha Binar FC, mas sim é a outra equipa recém-promovida a primeira liga, Arados de Nhacra. A equipa nortenha sofreu 22 golos e neste capítulo é seguido pelo Pelundo e Cupelum FC com 21 golos sofridos e ainda os Leões de Leste SC Batatá com 20 golos.
✅ Hipopótamos de Sonaco é a equipa que mais tempo manteve a sua baliza inviolável. A formação lestenha somou 7 jogos consecutivos sem sofrer qualquer golos e nestes 7 jogos, só em dois não marcou e igualmente foi frente aos “grandes” do campeonato, SB Benfica e Sporting CGB. Este record pertencia ao SB Benfica que de sexta à décima primeira jornada, ou seja seis jornadas seguidas não sofria qualquer golo. FC Sonaco não sofreu qualquer golo desde nona jornada.
✅ Sporting CGB é a equipa que marcou mais golos num só jogo. A equipa leonina marcou cinco golos frente aos Arados de Nhacra na goleada de 5-1 a 16 de março no cumprimento da oitava jornada.
✅ SB Benfica é a única equipa que por duas vezes marcou mais de 3 golos num jogo. Os encarnados golearam no estádio Lino Correia o Sporting Clube de Bafatá por 4-0 na oitava jornada e aplicou o mesmo resultado ao FC Cuntum no encerramento da primeira volta.
✅ Atlético Clube de Bissorã é a equipa que mais tempo não perdeu no campeonato. A equipa comandada pelo Mamudu Injai somou 11 jogos consecutivos sem perder. A equipa só averbou a primeira derrota na décima segunda jornada e foi pesada frente aos Arados de Nhacra por 0-4.
✅ SB Benfica e Sporting CGB são as equipas com mais vitórias no campeonato. Ambas equipas somaram 9 vitórias e igualmente mesmos números de empates (4) e derrotas (2).
❌ Binar FC é a equipa com menos vitórias, soma apenas dois triunfos em 15 jogos. Arados de Nhacra e Estivadores dos Portos de Bissau foram as únicas vítimas dos binarenses. Balantas de Mansôa, Cupelum FC e Portos de Bissau são as outras equipas com um registo muito fraco de vitórias, estas três formações somam apenas 3 vitórias.
⏸ Atlético Clube de Bissorã é a equipa com mais empates. Somou 8 empates em 15 jogos e neste capítulo, Sonaco é a segunda equipa com mais empates (7).
⏸ Arados de Nhacra, FC Cuntum e UDIB, são as equipas com menor número de empates. Somaram 3 empates cada.
✅ SB Benfica, Sporting CGB, FC Sonaco e AC Bissorã, são as equipas com menos derrotas na liga. Estas formações averbaram apenas duas derrotas. FC Canchungo perdeu por três ocasiões.
❌ Arados de Nhacra, Cupelum FC e Portos de Bissau são as equipas que mais vezes perderam. Somaram 8 derrotas em 15 jogos. Outras equipas que também perderam tanto foram SC Bafatá, FC Pelundo, Balantas de Mansôa, no total somaram 7 derrotas.
✅ Até a 15ª jornada foram apontados 241 golos na primeira liga guineense incluindo os golos atribuídos na secretaria.