YUYU SUSPENSO DE TODAS AS ATIVIDADES DESPORTIVAS
O futebolista guineense Yuyu Azevedo da Silva, foi suspenso de todas as atividades desportivas oficiais da Guiné-Bissau, na presente época, soube O Golo GB através de uma deliberação da Comissão de Recurso (CR) da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB).
Ainda na mesma deliberação N.º 01/CR/2022, a Comissão de Recurso advertiu ao Conselho de Disciplina da FFGB que “o princípio da liberdade contratual não sobrepõe ao princípio do contraditório, ambos são princípios fundamentais do direito”, lê-se.
De acordo com a deliberação da Comissão de Recurso a que O Golo GB teve acesso, o Conselho de Disciplina da FFGB tinha deliberado à favor do jogador Yuyu Azevedo da Silva, em como ele tinha a liberdade de assinar contrato com qualquer clube, sem no entanto, ouvir a versão do Sporting Clube de Guiné-Bissau.
A Comissão de Recurso ouviu todas as partes envolvidas e reuniu todos os documentos e concluiu que o jogador Yuyu tinha um vínculo contratual válido com o Sporting Clube de Guiné-Bissau, mas foi utilizado pelo Sport Bissau e Benfica nos jogos do Campeonato Nacional da Primeira Divisão, a Guines-Liga.
Nos documentos constantes nos autos, está uma carta do Yuyu Azevedo da Silva escrita a 23 de Setembro de 2021, onde o atleta manifestou a sua intenção de deixar os Leões de Bissau, invocando incumprimento das promessas por parte do Sporting, assim como de dívidas que considera de excessivas na sua missiva.
Por sua vez, a direção do Sporting Clube de Guiné-Bissau entregou todos os documentos assinados com o futebolista Yuyu Azevedo da Silva, fatos que aos olhos da Comissão de Recurso da FFGB comprovaram que o jogador tinha vínculo válido com os Leões de Bissau.
Nas provas entregues pela formação leonina, está um documento assinado no dia 03 de Novembro de 2021 entre a direcção do Sporting Clube de Guiné-Bissau e o atleta Yuyu Azevedo da Silva, onde o jogador recebeu um valor de 200.000 (duzentos mil) francos CFA que está designado como um valor de ‘mão de luvas’.
Recorde-se que, de acordo com os documentos na posse da redação de O Golo GB, as partes envolvidas: a Federação de Futebol da Guiné-Bissau, o Sporting Clube de Guiné-Bissau [Requerente] e o Sport Bissau e Benfica [Requerido] foram todas notificadas no dia 17 de Março de 2022, para que cada parte apresentasse suas alegações.
A Comissão de Recurso é a última instância para recorrer em caso de problemas no que tange ao futebol na Guiné-Bissau. Com esta decisão a Comissão de Recurso fez cair a decisão do Conselho de Disciplina da Federação de Futebol da Guiné-Bissau que induziu o Sport Bissau e Benfica e o atleta Yuyu Azevedo da Silva em cometer erros que terminou a época para o jovem futebolista, devido a sua suspensão.
No documento, não há nada sobre a perda ou não de pontos por parte do Benfica, mas a nossa redação está na posse de informações que a direção das Águias de Bissau prepara um recurso para recorrer à decisão da Comissão de Recurso da Federação de Futebol da Guiné-Bissau.
©️ O Golo GB