CAMPEONATO NACIONALPRIMEIRA DIVISÃO

6ª JORNADA DA GUINES-LIGA: NÚMEROS E CURIOSIDADES

Dos factos interessantes da jornada 6 do campeonato nacional da primeira divisão, FUT 245 destaca a vitória do FC Canchungo em Bissau frente ao Sporting Clube da Guiné-Bissau e a primeira vitória dos Portos de Bissau na presente temporada. Os estivadores agora comandados pelo experiente técnico Marcelo Mendonça,  venceram em Armando Mariutti os Arados de Nhacra por tangencial “uma bola a zero” e conquistaram os primeiros pontos na época.

✅ FC Canchungo que não vencia o Sporting Clube da Guiné-Bissau em Bissau desde 10 de maio de 2018 na edição 2017/2018 da Guines-Liga, voltou a celebrar uma vitória em Bissau frente aos Leões e ainda a liderança isolada do campeonato que agora distanciou-se do segundo classificado com 5 pontos.

➡️ A sexta jornada trouxe um líder isolado de forma confortável com cinco pontos de avanço. Os Lobos de Canchungo foram a equipa mais regular durante as primeiras seis jornadas, tendo dominado em todos os capítulos.

✅  FC Canchungo é a equipa com mais vitórias, mais golos marcados, e menos golos sofridos. A equipa comandada pelo Mister Moreira somou 5 vitórias,  marcou 11 golos e sofreu apenas dois.

✅ FC Canchungo é a equipa com melhor aproveitamento,  no total teve 88,9% de aproveitamento, conquistando 16 dos 18 pontos possíveis.

✅ FC Canchungo é melhor ataque do campeonato,  soma 11 golos e também é a melhor defesa a par do SC Batatá, ambas as equipas sofreram apenas 2 golos.

✅ SB Benfica voltou às vitórias depois de 3 jornadas seguidas sem vencer e Albertine dos Santos conduziu a equipa encarnada para o regresso aos triúnfos na Guines-Liga.

❌ Portos de Bissau é a equipa com pior aproveitamento,  conseguiu apenas 3 pontos, correspondentes a 16,7%.  É a equipa com mais golos sofridos e mais derrotas no campeonato (5).

❌ Portos de Bissau é a pior defesa do campeonato, sofreu 12 golos em seis jogos.

❌ Binar FC é pior ataque do campeonato,  marcou apenas dois golos em seis jornadas ( frente aos Arados de Nhacra na primeira e única vitória, e frente a UDIB em Bissau no empate). A equipa nortenha é antepenúltimo classificado da liga, só somou mais pontos que Cupilum FC e Portos de Bissau.

✅ Até sexta jornada, só duas equipas ainda não conheceram o sabor da derrota e ambos são de norte. FC Canchungo e AC Bissorã são as únicas das 16 equipas da primeira liga, que ainda não perderam.

✅ Massaf de Cacine, entre as equipas recém-promovidas, está a ter melhor desempenho. Com ainda 5 jogos disputados, a equipa de Sul do país soma oito pontos e só nesta jornada registou a primeira derrota e mesmo assim, ainda tem a possibilidade de fazer 11 pontos caso vença os Balantas de Mansôa, e desta fora igualaria ao SB Benfica, Sporting CGB e SC Bafatá, 2°, 3° e 4° classificado do campeonato até esta jornada. Na próxima jornada receberá o líder do campeonato no seu reduto, onde igualmente surpreendeu o poderoso SB Benfica e venceu por duas bolas a uma.

⏸ Atlético Clube de Bissorã é a equipa com mais empates no campeonato, somou 4 em seis jogos. Tem um bom registo de golos sofridos, e é superado apenas pelo FC Canchungo e SC Bafatá (2 golos sofridos), SB Benfica (3 golos sofridos) e Massaf de Cacine com menos um jogo disputado.

✅ FC Canchungo é a equipa com melhor sequência de vitórias ( três vitórias seguidas, um registo ímpar no campeonato até neste momento).

✅ FC Pelundo com oito pontos, figura no meio da tabela, mas é segundo melhor ataque do campeonato a par do SB Benfica e Sporting CGB. Estas equipas somam 8 golos marcados e são superados apenas pelo líder FC Canchungo que soma 11 golos.

⏸ Até a sexta jornada, só três equipas ainda não registaram nenhum empate: Arados de Nhacra, FC Cuntum e Portos de Bissau.

❗Dos 47 jogos concluídos, 4 não foram realizados devido a falta de comparência e as equipas ausentes foram penalizadoscom derrota de (3-0). Até a sexta jornada só há um jogo em atraso ( Balantas de Mansôa vs Massaf de Cacine) da primeira ronda.

✅ Sem contar com os 12 golos atribuídos às equipas na sequência da vitória pela ausência dos adversários, a edição 2021/2022 conta com 80 golos marcados.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo

Adblock Detectado

Por favor, considere apoiar o nosso site desligando o seu ad blocker.