SPORTING DE BISSAU ARRANCA A PRIMEIRA VITÓRIA NA GUINES-LIGA
Sporting Clube de Guiné-Bissau “renasce das cinzas” ao arrancar este sábado, 27 de janeiro 2018, a sua primeira vitória no campeonato da primeira liga, frente ao seu congénere de Bafatá por uma bola a zero, no tapete sintético do estádio Lino Correia.
Depois de seis jogos, devido a folga na 5ª jornada, os leões de capital degustam o sabor da vitória na presente época desportiva e consequente conquista de cinco pontos fruto de dois empates, duas derrotas e uma vitória.
A partida contava para 7ª jornada do campeonato nacional da primeira divisão, com a bancada principal do estádio estava muito bem composta de adeptos.
Muito cedo os leões de Bissau mostraram-se ambiciosos e determinados para fazer pazes com os seus adeptos e brindou-os com o golo madrugador logo aos sete minutos do encontro por intermédio do seu avançado, Ibu, numa bela jogada de contra ataque.
Volvidos quinze minutos, Sporting de Bafatá conseguiu equilibrar a partida, mas na verdade não conseguiu criar uma única oportunidade clara de golo, durante todos os primeiros 45 minutos.
Aos 40 minutos do jogo, Sporting de Bissau podia aumentar a vantagem por intermédio de Alfucene, num grande pormenor técnico do antigo jogador de Benfica, que de calcanhar fez a bola passar ao lado do poste direito a defesa de guarda-redes de Bafatá.
Dois minutos depois, aos 42 Ditchom perdeu grande oportunidade de dilatar a vantagem ao receber e cabecear sem nexo.
Porém, o balneário trouxe alguma ascendência a equipa de leste. Os comandados de Toni Basinas regressaram mais determinados para, pelo menos, empatar. Mas a primeira oportunidade de golo pertenceu o emblema de Bissau.
No minuto 58, Úmaro desperdiçou grande oportunidade de aumentar a vantagem leonina ao atirar por cima, um verdadeiro frango da defensa de Bafatá, Sene que falhou um corte e deixou Úmaro na cara de guarda-redes.
Os rapazes de Pedro Dias aumentaram a intensidade no jogo jogando toda a largura do retângulo de jogo e na diagonal e geriram bem a posse de bola.
Contudo, Bafatá não baixou os braços tentou sempre que possível incomodar o meio campo e a linha defensiva dos donos da casa.
Aos 72 minutos a defesa de Bafatá atrasou a bola ao seu guarda-redes que por sua vez, agarrou o esférico e árbitro não hesitou e assinalou um livre indireto dentro da grande área dos forasteiros.
A tarefa de Bafatá tornou ainda mais complicada com a expulsão do seu treinador. Toni Basinas recebeu a ordem de expulsão por árbitro da partida Gilberto Santos, por contestação ao lance.
No tempo regulamentar, Bafatá podia empatar o jogo depois de beneficiar de uma grande penalidade aos 92 minutos desperdiçada pelo seu capitão, Detna. Ao qual, o guarda-redes de Sporting de Bissau, Zaza defendeu com classe.
Assim sendo, Sporting Clube de Guiné-Bissau conquista a primeira vitória da temporada por uma bola a zero, volvidos seis jornadas depois.
Noutros encontros deste sábado foram registados só empates. Benfica que tinha grande oportunidade de assaltar a liderança da prova isoladamente, já que o líder UDIB está de folga na jornada, não foi além de empate no pleno estádio Ansumane Queita diante de Nuno Tristão FC de Bula por uma bola.
Salienta-se que o estádio nacional 24 de Setembro recebeu o seu primeiro encontro da época, com empate entre Estivadores de Portos de Bissau e FC de Pelundo às zero bolas.
No Estádio Titina Sila, Farim e Balantas de Mansoa empataram, também, a zero no derby oincá.
Lobos de Canchungo recebeu e empatou também a zero bolas, o flamengo de Pefine recém-promovido a primeira liga nacional.
Cavalos Brancos de Cuntum e Lagartos de Bambadinca enceram a jornada este domingo no estádio Lino Correia.
Resultados da 7ª jornada:
Portos de Bissau [0/0] FC Pelundo
Sporting CGB [1/0] SC. Bafatá
CDR Farim [0/0] B. Mansoa
Canchungo [0/0] Flam. Pefine
Bula [0/0] SB. Benfica
UDIB (folga)
Domingo, 28 janeiro 2018:
Cuntum/ Lag. Bambadinca
Classificação 7a jornada:
UDIB————12 pontos
Benfica———12 pontos
Portos———–11 pontos
Mansoa———-11 pontos
Pelundo——–11 pontos
Bula————-10 pontos
Canchungo—–8 pontos
Pefine———–8 pontos
Bambadinca—-7 pontos, menos um jogo
Sporting—5 pontos
Sc bafata—5 pontos
Cuntum—-3 pontos menos um jogo
Farim—–3 pontos