10ª JORNADA DA GUINES LIGA: NÚMEROS E CURIOSIDADES
A décima jornada do campeonato nacional da primeira divisão terminou com factos curiosos em relação às duas séries. Sporting quebrou o record de vitórias consecutivas na presente edição do campeonato, e passa agora a ser a equipa com mais vitórias seguidas. Na Série A, todos os clubes anfitriões venceram os seus respetivos jogos e curiosamente todos são equipas de Bissau que igualmente derrotaram às equipas do leste do país.
FC CUNTUM 2-0 CDR GABÚ
SPORTING CGB 2-0 FC SONACO
PORTOS DE BISSAU 3-2 SC BAFATÁ
No sentido inverso, na Série B todos os clubes anfitriões perderam, entre os quais, dois de norte e um de Bissau.
FC CANCHUNGO 1-2 UDIB
AC BISSORÃ 0-1 NTFC BULA
FLAM. DE PEFINE 0-1 SB BENFICA
Analisando os dados gerais do campeonato, FUT 245 apresenta os seguintes números e curiosidades
SB Benfica com a vitória tangencial ontem frente ao Flamengo de Pefine, mantém o estatuto da invencibilidade e continua a ser a única equipa na Guiné-Bissau invicta e fica a nove pontos de UDIB e Canchungo, segundo e terceiro classificados da série B
Os encarnados somam 21 pontos, sendo que nenhuma equipa da série B terá a possibilidade de ultrapassar-lhe em termos de pontos mesmo perdendo todos os jogos. Só UDIB ainda tem a possibilidade de ser vencedor da série, isto é, terá que vencer todos os seus jogos e do outro lado, Benfica terá que perder todos, assim sendo no confronto direto, os rapazes de avenida sairão em vantagem, um cenário muito difícil, mas não impossível.
SB Benfica soma 6 vitórias, e três empates, tendo marcado 19 golos e sofrido apenas 6, é a terceira melhor defesa da série, ficando atrás de Bula e Pefine que sofreram apenas 5 golos.
A décima jornada ficou ainda marcada com a quebra de record de vitórias consecutivas. Sporting Clube da Guiné-Bissau venceu o Sonaco por duas bolas a zero e alcança a sexta vitória consecutiva no campeonato, ultrapassando o SC Bafatá com 5.
Os Leões de Bissau lideram isoladamente a série A, com 24 pontos e continuam a ser a equipa com melhor aproveitamento no campeonato, perdeu apenas 3 pontos em 27 possíveis. Neste capítulo, é seguido pelo Benfica com seis pontos desperdiçados frutos de 3 empates.
Sporting igualmente continua a ser a melhor defesa da série A e do campeonato, sofrendo apenas 3 golos em 9 jogos. A equipa leonina é uma das três equipas do campeonato que ainda não registaram nenhum empate (Sporting CGB, SC Bafatá e Portos de Bissau).
Bafatá somou a segunda derrota consecutiva no campeonato, e é a primeira vez que isto acontece com a equipa do Mister Seiti Soares Cassamá na presente temporada. Após cair no estádio da Rocha frente ao Sporting CGB, voltou a cair diante dos Portos de Bissau que vinham de 3 jogos sem vencer no campeonato.
Terceira vitória dos estivadores, valeu-lhes o quinto lugar isolado no campeonato. A equipa comandada pelo Califa Cassamá conseguiu uma importante vitória, mas continua no leque das equipas com mais derrotas no campeonato (5).
A formação nortenha de Bula vive momentos de grande tranquilidade, tudo aponta que as feridas já foram saradas e Infamara Dabó apresenta-se como o salvador. Duas vitórias consecutivas, fizeram o Bula deixar a posição dos aflitos e assume a posição intermediária na tabela classificativa. Bula agora é quarto classificado da série B com 9 pontos, mesmos com o FC Pelundo na quinta posição.
Duas vitórias consecutivas no campeonato, coloca Cuntum a um ponto dos Balantas de Mansôa e a quatro dos Portos de Bissau, assumindo confortavelmente o quarto posto na tabela classificativa da série A.
Os hipopótamos de Sonaco continuam a viver um dos piores momentos na primeira divisão. Já lá vão 7 jogos seguidos sem vencer. A última vitória e a única que obteve na presente edição do campeonato, foi frente ao Sporting CGB, é o penúltimo lugar na tabela classificativa da série A e a segunda equipa que menos pontos somou no campeonato até a 10ª jornada “6 pontos” e superou apenas Gabú neste capítulo.
Gabú de mal a pior, voltou a perder nesta jornada. A derrota diante dos Cavalos Brancos de Cuntum coloca a equipa lestenha numa situação quase definida de para a descida. Para evitar a despromoção, Desportivo de Gabú terá que vencer todos os seus jogos e esperar que Portos de Bissau e Sonaco tropecem ou mesmo que FC Cuntum não volte a pontuar. Tem a possibilidade de somar 14 pontos caso vença os restantes encontros.
Gabú igualmente continua a ser a única equipa do campeonato que ainda não conhece o sabor a vitória. É a pior defesa do campeonato, sofreu no total 16 golos em 8 jogos.
FC Sonaco e Flamengo de Pefine são piores ataques da prova, marcaram apenas dois golos em 9 e 8 jogos respetivamente.
Até a décima jornada do campeonato, foram já marcados 120 golos.
Foto: Léon Gomis