KEKU PODE NÃO VOLTAR A JOGAR ESTA TEMPORADA

Sporting exige o reembolso do valor investido na contratação do jogador como condição para lhe liberar
Regista-se neste momento uma forte tensão entre o Sporting Clube da Guiné-Bissau e o FC Cuntum, devido à situação contratual do avançado Albinocinho da Silva, conhecido como Keku.
Deixou o FC Cuntum e transferiu-se para o Sporting CGB no início da presente temporada (2024/2025), o jovem atacante regressou ao FC Cuntum nessa janela de transferências, gerando polémica entre os dois clubes, colocando em risco a sua continuidade nas competições nacionais nesta época.
O Sporting manifestou a sua insatisfação com a saída de Keku, considerado uma das grandes contratações do clube no arranque da temporada e que deveria ter transferido com as condições necessárias e desejadas.
Segundo as informações apuradas pelo Portal Desportivo FUT 245, o jogador alegou falta de oportunidades sob o comando de Axy Roger, treinador do Sporting, e incompatibilidade com o estilo de jogo da equipa, o que o motivou a regressar ao clube onde jogou nas duas épocas anteriores.
Contudo, os “leões” de Bissau alegam que tanto o FC Cuntum quanto o jogador não cumpriram os trâmites regulamentares exigidos para a transferência, e ponderam não emitir a desobriga, um documento essencial para que Keku possa jogar oficialmente pelo seu novo clube.
Segundo a mesma fonte, houve troca de palavras menos boas entre dirigentes dos dois clubes da capital, o que sugere um desfecho pouco desejado. O Sporting exige o reembolso do valor investido na contratação do jogador como condição para liberação da documentação.
O que foi possível apurar pelo Portal FUT 245 junto de uma fonte próxima ao FC Cuntum, a direção liderada pelo Pedro Bucar Sanhá, considera de exagero as exigências do Sporting, especialmente tratando-se de um atleta que apenas retornou ao clube onde foi destaque nas temporadas passadas.
Perante este facto, Keku, que foi o melhor marcador do Campeonato Nacional da Primeira Divisão na época (2022/2023) e igualmente internacional pela seleção local da Guiné-Bissau, treina nesse momento sob as ordens do técnico Rui Amadu Lopes, mas permanece com o futuro indefinido. Numa altura em que restam apenas 10 jornadas até ao fim da temporada, há risco de que o jovem atacante não volte a competir este ano.
Recorde-se que, este tipo de situação não é novo no futebol nacional. Recentemente, um caso do mesmo género envolveu o Sporting CGB e o SB Benfica, a volta da contratação de Yuyu Azevedo.
Jogador, que fazia parte do plantel do Sporting e mudou-se para o Benfica, porém não recebeu a desobriga e acabou por ficar sem competir e com o impacto negativo na sua carreira futebolística.
Se, a situação atual entre o Sporting CGB e o FC Cuntum não for resolvida em breve, Keku pode seguir o mesmo caminho de Yuyu e ver a sua carreira ser estragada para esta temporada.
Braima Sadjó