ALFA UMARO – “RIO MANSÔA FC TRAZ UMA VISÃO DIFERENTE NO FUTEBOL NACIONAL”
Jovem dirigente sustenta que o futebol não é apenas jogar, mas sim, criar as condições necessárias para a sua prática
O presidente do Rio Mansôa FC, que atua na Liga regional Oio (Terceira Divisão), afirmou que o seu clube veio com uma visão muito diferente a dos outros, dinamizando o setor futebolístico nacional, sobretudo, na cidade de Mansôa.
Numa entrevista concedida esta sexta-feira (25-10), ao portal FUT 245, à saída do encontro mantido com o Secretário de Estado da Juventude, para apresentar ao governante o projeto do seu clube que deverá participar numa Cimeira Internacional a realizar-se em Portugal.
Na ocasião, Alfa Umaro Djaló, assegurou que além da prática de futebol, o seu clube, através da fundação “Rio Mansôa FC”, vai apoiar também as pessoas necessitadas, tanto no futebol, assim como nas outras áreas sociais.
“Isso tem sido a filosofia dos clubes nacionais, só fazem investimentos e não conseguem ajudar os outros. Por isso, Rio Mansôa FC traz uma visão totalmente diferente no futebol, demonstrando que criamos o clube e uma fundação que vai também ajudar as pessoas necessitadas, sobretudo, aquelas com deficiência e os idosos“, explicou Alfa.
Umaro Djaló, disse, por outro lado, que o conjunto que lidera não vai limitar apenas no futebol, no entanto, vai apoiar também a comunidade de Mansôa nas outras áreas sociais, em especial educação e ambiente.
Este responsável, desvalorizou a critica que os dirigentes da sua formação têm sido alvo nos últimos tempos, após a fundação do clube que vai agora juntar-se ao histórico CF os Balantas na cidade de Mansôa.
“Muitos pensaram que surgimos para criar barreiras aos Balantas, somos todos desse clube, mas viemos para ajudar a sociedade guineense e, em especial a população de Mansôa. Queremos dar oportunidade e dar também a visibilidade aos mais jovens futebolistas, intervindo da mesma forma nas áreas sociais. Não pensamos e nem podemos apagar a bonita história dos Balantas, porém estamos aqui para juntar a nossa força a dele”, contou.
Embora estar na última posição da tabela classificativa da Liga Regional Oio, Alfa Umaro Djaló, considerou do positivo a estreia da sua equipa nessa competição, a pouco menos de um ano da sua fundação, tendo realçado o nível de organização no seu clube.
Para o jovem dirigente, o importante não é ganhar todos os jogos, mas competir e preparar a equipa da melhor forma, garantindo que na próxima época o seu conjunto fará tudo para estar na segunda divisão.
Líder dos verdes e brancos de Mansôa, aproveitou a ocasião, para exortar a população local no sentido de abraçar o projeto e sustentou que o objetivo é dinamizar o futebol localmente, trabalhando para atrair os investidores, tendo sublinhado que clubes nacionais não podem estar a pagar os treinadores e jogadores, sem, que, no entanto, a população tenha algo em benefício.
Refira-se que Rio Mansôa FC, fundado em 5 de Abril de 2023, deverá estar em Portugal no mês de novembro próximo, para participar na Cimeira Internacional África, América e Europa sobre Migração, Soluções Comuns e Remessa da Diáspora.
Braima Sadjó