GUINÉ-BISSAU PERDE POR [2-1] COM MOÇAMBIQUE EM MAPUTO
Após o triunfo na abertura de qualificação diante de Eswatini, a seleção nacional da Guiné-Bissau, perdeu esta tarde (10-09), por duas bolas a uma [2-1], com Moçambique.
Jogo disputado no estádio nacional do Zimpeto, em Maputo, e contava para o cumprimento da segunda jornada de qualificação para ao CAN 2025.
A turma guineense entrou muito cedo a perder logo aos 5 minutos, através do golo de Guima que aproveitou de uma descontração da defensiva guineense e na meia rua, encheu o pé direito para o primeiro golo da partida.
Embora com o golo madrugador, Djurtus não baixaram a linha e pressionavam muito, sobretudo, na saída da bola.
Conforme o jogo andava, a bola estava a percorrer todo o retângulo, com as duas formações a criarem oportunidades nas duas balizas.
Guiné-Bissau igualou o marcador aos 24 minutos, graças ao golo apontado por capitão Mama Baldé, que aproveitou de um cruzamento saído na esquerda e apareceu nas costas da defensiva adversária, desviando o esférico para o interior da baliza das Mambas.
Após o golo de empate, a partida subiu bastante o nível, tendo os dois conjuntos a pressionarem em ambos os lados, mas estavam longes do caminho de golo.
Perto do intervalo, aos 44 minutos, gritava nas bancadas golo da Guiné-Bissau, num lance bem desenhado pelo Zé Turbo, servindo Mama Baldé que vinha na esquerda e este não precipitou em tirar o guardião moçambicano do caminho, atirando o esférico para a baliza, porém apareceu o Reinildo na hora exata para tirar a bola na linha de golo.
Jogo recomeçou com a mesma intensidade, com pressão muito alta em ambos os lados e lances de perigo, mas foram os dois guarda-redes que estiveram bem entre os postes.
Inconformado com o resultado, técnico das Mambas, Chiquinho Conde fez algumas alterações na equipa, criando superioridade numérica no campo adversário, perante Djurtus bem coesos na defensiva.
Aos 73 minutos, Moçambique recolocou-se em vantagem, desta vez, com assinatura do recém-entrado Elias Macamo que aproveitou também da desconcentração dos defensores da Guiné-Bissau para fazer o (2-1).
A turma guineense insistiu muito, mas o conjunto moçambicano não descuidou na sua linha defensiva, assegurando o resultado até o apito final da partida.
Com este resultado, Moçambique alcança o primeiro posto da tabela classificativa do grupo I, com 4 pontos, enquanto a Guiné-Bissau cai para o terceiro lugar com 3 pontos.
Braima Sadjó