GUINES-LIGA: FC CANCHUNGO E SB BENFICA DEFRONTAM-SE AMANHÃ NO “SUPER CLÁSSICO”
Conjunto de Canchungo não vence o SB Benfica há seis anos no campeonato
Águias de Bissau vão defrontar os Lobos de Canchungo, num duelo que tráz memórias e curiosidades entre as duas grandes equipas da atualidade na Guiné-Bissau.
Campeão nacional em título, FC Canchungo, vai receber este sábado (13-07), no campo Mamadu Bobo Djaló, em Pandim, o líder da prova Sport Bissau e Benfica num duelo a não perder, a contar para o cumprimento da vigésima sétima jornada do Campeonato Nacional da Primeira Divisão.
Duas equipas estão separadas por apenas quatro pontos, Benfica é o líder com 65 pontos, enquanto o FC Canchungo ocupa a segunda posição da tabela classificativa com 61 pontos.
Para esse encontro, o Portal Desportivo FUT 245 trouxe algumas curiosidades entre os dois conjuntos, ao longo de 10 últimas temporadas.
Nos últimos 10 anos, duas equipas disputaram 16 partidas, 14 das quais no campeonato, uma na taça de Guiné (2020/2021) e, outra na Supertaça (2017/2018).
Sport Bissau e Benfica obteve o melhor registo, ganhando 9 partidas, empataram por 6 ocasiões e uma vitória a favor dos Lobos de Canchungo. E, dos 16 confrontos, Benfica marcou 25 golos e 13 para o FC Canchungo.
Curiosamente, o único triunfo do campeão em título, Futebol Clube Canchungo frente às águias de Bissau, aconteceu na época futebolística (2017/2018), numa partida da supertaça, disputada no dia 11 de novembro de 2017.
Além desses, há mais outros factos curiosos para este duelo, aliás, colocará frente-a-frente o campeão em título e o vice-campeão. De outra forma, líder e o vice-líder do campeonato.
Por outro lado, o desafio colocará também o melhor ataque do campeonato, contra a melhor defesa.
Além disso, há mais outra curiosidade, ou seja, o jogo trará também outra disputa além do título, mas sim do melhor marcador. O avançado Adulai Jaló do SB Benfica lidera a lista dos melhores marcadores com 16 golos apontados.
Nessa corrida, o atacante encarnado está a ser seguido na segunda posição da lista, pelo possante avançado Mama Sané do FC Canchungo com 11 golos marcados.
Até a essa ronda (27), o SB Benfica é o líder isolado da competição, venceu 20 partidas, 5 empates, registou apenas uma derrota, marcou 54 golos, sofreu 14 e, tem 65 pontos em 26 partidas realizadas.
Entretanto, o campeão nacional em título, FC Canchungo, venceu 18 partidas, 7 empates, registou também uma derrota, marcou 35 golos, sofreu apenas 8 e, tem 61 pontos em 26 jogos disputados.
Em caso da vitória do Benfica, passará a ter (7) pontos de distância e, em caso de triunfo dos Lobos de Canchungo, encurtaram a distância para (1) ponto. O que deixará a decisão para o resto do campeonato.
Braima Sadjó