EYÜPSPOR DO TREINADOR GUINEENSE GARANTE SUBIDA À SUPERLIGA TURCA
A cinco jogos do fim do campeonato e com 67 pontos na tabela classificativa, o Eyüpspor do técnico guineense Anaxímenes Pereira, garantiu a subida à primeira divisão do futebol turco.
A proeza da equipa do jovem técnico, natural da Guiné-Bissau, aconteceu este domingo (07-04), ao golear o Altay, por quatro bolas a uma (4-1), no jogo da vigésima oitava jornada.
Partida disputada no estádio Eyup, tendo a formação da casa a sair ao intervalo em vantagem (2-1), graças aos golos apontados por Bruno aos 8 minutos e Recep Niyaz aos 23 minutos.
No reatar do jogo, a turma do técnico guineense voltou a violar a baliza adversária, de novo com assinatura de Bruno aos 55′ e Regattin fechou o placar de contagem aos 64 minutos.
Entretanto, o tento de honra do Altay foi apontado por intermédio de Deniz Kedah, aos 14 minutos.
Assim sendo, o Eyüpspor de Anaxímenes Pereira, carimba o passaporte automaticamente para a Superliga, o primeiro escalão do futebol turco, a cinco jornadas do fim do campeonato.
Segundo os dados na posse da redação do Portal Desportivo FUT 245, Eyüpspor somou até aqui, 22 vitórias, 1 empate, 6 derrotas, marcou 68 golos e sofreu 28.
Anaxímenes Pereira de 35 anos, é um dos preparadores físicos do Eyüpspor, orientado por Arda Turan, ex-jogador do Atlético de Madrid e Barcelona.
Refira-se que Netche, alcunha pelo qual é vulgarmente chamado, foi recentemente proposto pela Federação de Futebol da Guiné-Bissau, para assumir o cargo do adjunto do Luís Boa Morte na seleção nacional (Djurtus).
No entanto, não se sabe, até agora, dos motivos reais que levaram o técnico a não fazer parte do elenco técnico da turma nacional nos dois últimos encontros amistosos.
Braima Sadjó