DESTAQUES

SB BENFICA HOMENAGEIA ROMÃO DOS SANTOS

Sport Bissau e Benfica homenageou este domingo (17-03) Romão dos Santos, o seu antigo jogador, treinador e diretor-técnico, esta última, foi a função que desempenhou até a data da sua morte.

O ato que aconteceu no estádio Lino Correia na presença dos dirigentes desportivos nacionais, familiares e amigos do malogrado.

Falando a imprensa momentos após a cerimónia, o primeiro vice-presidente do Sport Bissau Benfica, Hilário Coiate, considera Romão como um homem que dedicou toda a sua vida para o bem do futebol nacional e do universo, um benfiquista que ficara marcada para sempre na memória de todos os desportista.

Presente no ato António Rocha (Mancanha) em representação da Liga Guineense de Clubes de Futebol, afirmou que a morte de Romão deve servir de reflexão a todos os amantes de futebol para saber o que de concreto está acontecer com os homens ligado ao futebol, segundo ele a morte de Romão surpreendeu-lhes muito.

Para Herculano Cubaba, presidente da Associação dos treinadores de Futebol Guiné-Bissau, Romão deixou um vazio enorme no futebol guineense que dificilmente será colmatado.

Em nome dos familiares, Ramane dos Santos, agradeceu o gesto da equipa encarnada, em seguida afirmou que o seu irmão desde criança dedicou a sua vida ao futebol que o reconhecimento em causa justifica o seu amor ao futebol.

José Medina Lobato, presidente da Câmara Municipal de Bissau, igualmente ex-presidente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau, considera o malogrado de um grande desportista que destacou se como jogador e treinador de futebol.

De recordar que o antigo futebolista guineense nasceu a 24 de Agosto do ano 1967 na cidade de Bula norte do país, região de Cacheu.

Iniciou a sua carreira na equipa da NTFC Bula no ano 1985/87, na mesma época se se transferiu para Sport Bissau e Benfica.

Como jogador profissional, representou as equipas como Amarante FC, durante a época desportiva 1988/89 a época 1991/92, Lusitano de Évora em 1992/1993 a 1995/96, Reguengos de Manzaraz época desportiva 1996/97.

Ourique FC época desportiva 1997/98 todos do campeonato português.

Enquanto treinador de futebol, Romão dos Santos, orientou as equipas de Sporting Clube da Guiné-Bissau, Sport Bissau e Benfica onde, conquistou um campeonato, uma taça da Guiné-Bissau e uma supertaça.

De salientar que a referida homenagem contou com o jogo dentre equipa encarnada e a UDIB, que também que se enquadra no torneio alusivo a comemoração do cidade de Bissau em que os pupilos de Romualdo José da Silva venceram por 4-2 nas marcas de grandes penalidades após terem empatas a duas bolas no tempo regulamentar.

Januário Jorge Quadé

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo

Adblock Detectado

Por favor, considere apoiar o nosso site desligando o seu ad blocker.