LIGA DE CLUBES ENTREGA PRÉMIOS AOS CAMPEÕES DA ÉPOCA (2022/2023)
Campeões da última temporada futebolística, receberam hoje os seus respetivos prémios.
A Liga Guineense dos Clubes de Futebol, entregou esta quarta-feira (14-02), o prémio monetário aos campeões nacionais, da época passada (2022/23).
Tratam-se do FC Canchungo, vencedor da primeira Liga, NTFC Bula, campeão da segunda Liga e a Sociedade Desportiva da Guiné-Bissau, campeã nacional do futebol feminino.
Além, dos vencedores dos respetivos campeonatos, a Liga de Clubes, entregou também prémio ao vencedor da última edição da Taça de Guiné, FC Canchungo e o vencedor da Super-Taça, Sport Bissau e Benfica.
Ato de entrega dos prémios, teve lugar na sala de imprensa do Estádio Nacional 24 de Setembro, contando com a presença do Diretor-Geral de Desportos e dos dirigentes de clubes.
No seu discurso momentos após as formalidades de entrega, Dembo Sissé, presidente da Liga de Clubes, exortou o governo guineense no sentido de assumir a sua responsabilidade, no que tange às infraestruturas desportivas e em criar condições necessárias para que haja patrocinadores dos campeonatos.
Em representação da Federação de Futebol, Virgínia Mendes da Cruz, Secretaria-Geral da entidade gestora do futebol nacional, lamentou a demora na atribuição dos respectivos prémios aos campeões nacionais, tendo agradecido os clubes pela compreensão.
Por seu lado, Diretor-Geral de Desportos, Emanuel Pinto Lopes, reafirmou o engajamento do executivo guineense e criar condições para o crescimento do futebol nacional, parabenizando as equipas campeãs pelos sucessos alcançados.
Governante, aproveitou ainda a ocasião para afiançar que até ao fim deste mês de fevereiro, todas as equipas do futebol feminino, serão subvencionadas em dinheiro pelo governo e terão igualmente um apoio nos materiais desportivos.
No capítulo de premiações, o FC Canchungo, recebeu no total 15 milhões de FCFA (15.000.000 FCFA), correspondente aos prémios do campeão da Guines-Liga e da Taça de Guiné.
O vencedor da segunda Liga, NTFC Bula, recebeu também um cheque com valor de 5 milhões de FCFA (5.000.000 FCFA), quanto a vencedora da Liga feminina, Sociedade Desportiva da Guiné-Bissau, recebeu da mesma forma, o seu prémio de 4 milhões de FCFA (4.000.000 FCFA).
Quanto ao vencedor da Super-Taça, Sport Bissau e Benfica, recebeu também o seu prémio no valor de um milhão de FCFA (1.000.000 FCFA).
Braima Sadjó