FOI GRANDE REVELAÇÃO NOS TIGRES DE SÃO DOMINGOS E HOJE BRILHA PELA SELEÇÃO SENEGALESA NO MUNDIAL SUB-17
Clayton Jandi, conhecido entre amigos pelo Bedinho, está entre 21 selecionados do Senegal para campeonato de mundo Sub-17 que se joga desde início deste mês em Indonésia
Avançado de Spoir de Guediawayede de Senegal, deu os seus primeiros passos no futebol na equipa de Tigres de Fronteiras de São Domingos na época 2020/2021, na altura a equipa nortenha jogava na segunda divisão.
Menino entrou no coração de Mister Noar dos Santos no dia 24 de abril de 2021, no Estádio Amizade Elche quando desbloqueou o nulo no marcador entre Tigres e Binar, na altura dois candidatos a subida da divisão.
Daquele dia à diante os Tigres não ganhava se o Bedinho não jogava, tanto que caiu o seu sonho de voltar a primeira liga depois que empatou com Cacheu num jogo em que o menino não jogou.
Origens na Academia FC Cachia:
Bedinho, nasceu em São Domingos, cidade que fica no norte de Guiné-Bissau junto da fronteira com Senegal, cedo tanto ele como o seu pai perceberam que tinha talento para jogar futebol. Ainda muito menino se juntou a Academia FC Cachia, um importante centro desportivo para equipa de Tigres de Fronteira de onde ultimamente recruta jogadores mais jovens.
Bedinho cresceu ali e Mister Noar dos Santos percebeu da sua qualidade e o chamou para equipa principal de Tigres de Fronteira na época 2020/2021.
Estreou frente a equipa de Binar, um jogo em casa com muito público e foi ele a resolver o jogo com um golo que deu vitória importante para Tigres.
Ano seguinte teve que mudar para Ziguinchor por motivos de estudos, ali jogou nas principais equipas da cidade, como FC Casamance, equipa de atual selecionador de Senegal, Aliu Cisse. Mais tarde foi convocado para seleção Sub-15 de Senegal nos compromissos de CAF. No início deste ano, por pouco tempo mudou-se para São Paulo, Brasil. Jogou na base de São Paulo, e ainda neste ano teve passagem para França e Itália para de seguida juntar a atual equipa, Spoir de Guediawaye de Senegal.
Em exclusivo ao FUT245, Noar dos Santos, o técnico que o lançou pela primeira vez, contou como descobriu o menino:
“Vi ele a jogar no campeonato defeso e conversei com o seu pai que ia lançar-lhe na época seguinte e ele aceitou, e todo mundo viu que menino explodiu” começou por contar
“Primeira equipa que veio procurar-lhe foi Dakar Sacreceur depois do jogo com Binar onde fez o único golo do jogo e em Cumura, mas acabou indo para equipa de Casamance FC, de Aliu Cisse” contou
Noar não tem dúvidas que o Bedinho tem tudo para se dar bem.
“Penso que é um menino que tem tudo para se dar bem no futebol mundial, tem uma qualidade de inveja, joga com todos os pés, remata e passa bem a bola” descreveu Mister Nu.
Vale ressaltar que Bedinho como muitos jovens jogadores, nasceu numa família humilde em São Domingos, o pai é pedreiro de profissão, mesmo assim o menino descobriu desde sedo que o futebol é o caminho para mudar situação da sua família.
Na atual edição de Campeonato de Mundo Sub-17 já fez 3 jogos, um deles contra a seleção da Argentina onde teve contribuição importante para vitória da seleção de Senegal.
Virissimo Cabral