GUINÉ-BISSAU INICIA A QUALIFICAÇÃO PARA O MUNDIAL 2026 COM EMPATE
A seleção nacional da Guiné-Bissau empatou ontem “17.11”, frente a Burquina-Faso, no jogo da primeira jornada do grupo A de qualificação para o Mundial 2026, a disputar no Canadá, México e Estados Unidos de América.
No Estádio de Marraquexe, em Marrocos, reduto emprestado pela Burquina-Faso, Os Djurtus entraram a vencer aos 20 minutos, altura em que Alfa Semedo encontrou Mama Baldé na área, cruzou, e este saltou melhor que o defensor burquinabé e inaugurou o marcador.
Burquina-Faso tentou reagir ao golo, criando algumas oportunidades de golo, mas encontrou Ouparine Djoco muito bem entre postes, que conseguiu anular estas investidas e o resultado permaneceu até ao final do primeiro tempo.
No segundo tempo, Burquina-Faso entrou e teve mais domínio do jogo, tendo encontrado a Guiné-Bissau mais recuada no terreno e assim aproveitou carregando até aos 61 minutos, numa jogada individual do Bertrand Traoré que teve mar de jogadores guineenses a sua frente, mas com muita classe acabou por ultrapassar todos e fez o golo de empate, deixando Djoco sem grandes hipóteses para a defesa.
A partir desta altura, a Guiné-Bissau continuou sob pressão, mas acabou ganhando mais estabilidade na sua defensiva, facto que lhe permitiu sair algumas vezes, ora em ataque, ou em contra-ataque e com mais frequência depois das entradas do Moreto Cassamá, Famana Quizera Mauro Rodrigues, e Marciano Tchami.
O jogo marcou a estreia do Marciano, avançado do Almeria da Espanha, que substituiu Mama Baldé, aos 68 minutos.
Com este resultado, a Guiné-Bissau soma o primeiro ponto na corrida para o Mundial 2026, estando com mesmo ponto com a Burquina-Faso, Serra-Leoa e Etiópia no grupo A, liderado pelo Egito com três pontos.
No dia 20, no Egito, Guiné-Bissau irá defrontar Djibouti na segunda jornada, uma seleção que procura se reerguer, após a pesada derrota frente ao Egito por 6-0.