SELEÇÃO ASELEÇÃO NACIONAL

GUINÉ-BISSAU COM MELHOR PONTUAÇÃO DE SEMPRE NA QUALIFICAÇÃO PARA O CAN

Não terminou como líder do grupo, mas com 13 pontos conquistados, alcançou a melhor pontuação de sempre na fase de grupos de qualificação para o Campeonato Africano das Nações, superando a sua melhor pontuação conseguida, aquando da sua primeira qualificação para a fase final do CAN (10 pontos). Os Djurtus só não pontuaram numa partida na corrida ao CAN 2023, partida esta, frente a Nigéria disputada em Bissau.

Em quatro qualificações, a Guiné-Bissau conseguiu pela primeira vez somar mais de 10 pontos em seis partidas, e é o vice-líder do grupo A de qualificação para o CAN-2023, a disputar em 2024, na Costa do Marfim.

Na qualificação para o CAN 2017, na altura a Guiné-Bissau conseguiu de forma inédita qualificar para o CAN, somando 10 pontos, fruto de 3 vitórias e um empate no grupo E, deixando as seleções como Congo Brazavile e Zâmbia fora do certame, esta última, era campeã da antepenúltima edição da Copa Africana das Nações (Gabão & Guiné-Equatorial 2012).

Na segunda qualificação, ou seja, para o CAN 2019, liderou o grupo K, com 9 pontos, num grupo onde Namíbia foi vice-líder, Moçambique terceiro classificado e Zâmbia na última posição com 7 pontos, menos um que as duas seleções referidas antes.

Para a qualificação ao CAN 2021, Djurtus somaram 9 pontos no grupo I, e ficaram na segunda posição, atrás do Senegal, que somou 14 pontos. Congo Brazavile com 8 pontos e Essuatíni com apenas 2 pontos, completaram o grupo.

Ontem, a seleção nacional que desde primeira qualificação foi orientada pelo Mister Baciro Candé, conseguiu um feito histórico, alcançando 13 pontos, sendo a primeira vez que conseguiu somar mais de 10 pontos, numa fase que qualificação ao Campeonato Africano das Nações, mas terminou em segundo lugar do grupo, atrás da Nigéria que somou 15 pontos.

Nas quatro qualificações à fase final do CAN, sob comando do Baciro Candé, a seleção nacional conseguiu duas vezes liderar o grupo (Qualificação ao CAN 2017 e 2019), e igualmente por duas ocasiões no segundo lugar, só que nesta última, obteve mais pontos que nas restantes.

Foto: Leon Gomis

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo

Adblock Detectado

Por favor, considere apoiar o nosso site desligando o seu ad blocker.