GUINÉ-BISSAU VENCE SERRA LEOA [2-1] NUM JOGO DECIDIDO PELOS ESTREANTES
Seleção nacional de futebol, “Os Djurtus”, venceu de reviravolta por [2-1] a seleção de Serra Leoa esta segunda-feira no Estádio Nacional 24 de Setembro, no jogo da última jornada do grupo A de qualificação para o Campeonato Africano das Nações, CAN Costa de Marfim’2023.
Baciro Cande, fez mudanças profundas em relação ao seu habitual onze. Baba Fernandes, Carlos Mané, Franculino Djú, Houboulang Mendes, Famana Quizera e Fernando de Lacerda Gomes, entraram na escolha inicial. Estreantes Franculino Dju e (Fernando de Lacerda Gomes) “Nito Gomes” foram grandes figuras do encontro.
Baciro Candé lançou Mauro Teixeira e Carlos Mané nas alas e Franculino como o homem mais adiantado. Nanu e Houboulang Mendes, fecharam os corredores laterais, ainda fez uma revolução importante no meio-campo, com entradas de Nito Gomes e Famana Quizera.
Mesmo assim, comandados de Baciro Cande entraram a perder logo no quinto minuto do jogo quando Amadu Bakayoko aproveitou o erro de Jonas Mendes para silenciar o Estádio Nacional 24 de Setembro.
Com desvantagem, a turma nacional não se deixou envergonhar diante do seu público, foi acima do adversário e chegou ao empate aos 35 minutos. Nito Gomes fez a estreia de sonhos, subiu nas alturas para responder de melhor forma o cruzamento de outro estreante, Carlos Mané, estava assim restabelecida o empate antes do intervalo.
A turma nacional fechou o primeiro tempo dominando o seu congênere, algo semelhante aconteceu no segundo tempo, tanto que aos 48 minutos, Franculino Djú numa jogada individual consumou a reviravolta do jogo, começou desta forma desenhando o seu currículo de goleador na seleção nacional.
Apesar da vantagem, Baciro Candé, reforçou ataque da turma nacional com as entradas de José Júnior Correia, Esmeraldo Sá da Silva e Edson Martinho da Silva, e saídas de Franculino Djú, Mauro Taxeira e Famana Quizera, dando a mais gás a equipa, permitindo que o resultado favorecesse a sua equipa que já tinha presença confirmada na Costa de Marfim como segundo classificado do grupo com 13 pontos atrás da Nigéria com 15 pontos, Serra Leoa ficou na terceira com 5 pontos.
Januário Jorge Quadé