FFGB CULPA SPORTING CGB E MOGBWEMO FC PELA AUSÊNCIA DA MARIAMA SAMBÚ NA LIGA DOS CAMPEÕES
A Federação de Futebol da Guiné-Bissau, culpabiliza o Sporting Clube da Guiné-Bissau e o Mogbwemo FC, pela ausência da internacional guineense Mariama Sambú, na lista das jogadoras convocadas para eliminatória à fase final da Liga dos Campeões Africano da categoria feminina.
Em causa está, o suposto atraso no envio do certificado internacional da jogadora por parte da Federação de Futebol Guineense ao Mogbwemo Queens FC da Serra Leoa, atual equipa da ex-jogadora do Sporting Clube da Guiné-Bissau, para que a mesma (Mariama), possa ser inscrita na lista das jogadoras selecionadas.
Em conferência de imprensa realizada esta segunda-feira (21-08), em Bissau, Guilherme Carlos dos Santos, responsável informático da Federação de Futebol, revelou que a instituição gestora do futebol guineense, não pode inscrever nenhum jogador/jogadora que já pertence a uma outra federação.
“A federação não pode em nenhuma circunstância inscrever um jogador que já está sob alçada da outra federação, tal como Mariama Sambú“, esclareceu dos Santos, antes de afirmar que a Federação de Futebol não foi notificada sobre a transferência da jogadora.
“A situação da Mariama, não tem nada a ver com a sua inscrição na Champions League da CAF. Tudo isso, deve-se a sua transferência do Sporting Clube da Guiné-Bissau para o Mogbwemo FC. A Federação nunca foi comunicada por ambos os clubes (Sporting e Mogbwemo), sobre tal transferência e chegou ao nosso conhecimento após a sua chegada à Serra-Leoa e, foi logo nesse momento que iniciaram as diligências para oficializar a mudança“, explicou Guilherme.
Este responsável, assegurou, por outro lado, que a ausência da jogadora em causa (Mariama), na lista da sua equipa, não tem nada a ver com o certificado internacional, mas sim pela lesão contraída na seleção nacional, antes de chegar a Serra-Leoa.
Guilherme dos Santos, aproveitou a ocasião, para considerar de ‘oferta’, a forma a qual decorreu a transferência da jogadora, justificando que os procedimentos feitos, não estão dentro do sistema da FIFA.
“Essa transferência da Mariama Sambú, não está registada no sistema (CMS) da FIFA, o que significa que é uma ‘oferta’ que o Sporting Clube da Guiné-Bissau fez ao Mogbwemo Queens FC. Assim sendo e em caso da sua eventual transferência ao outro clube, o Sporting não terá nada como percentagem da transferência“, sustentou.
De recordar que num passado recente, Mariama Sambú, queixou-se do que considera de “abandonado”, por parte das autoridades desportivas, sobre a sua ausência na lista das jogadoras inscritas pela sua equipa na eliminatória para a fase final da liga dos campeões africana, da categoria feminina.
Januário Jorge Quadé