CALILO MANÉ – “FOMOS CONDICIONADOS A FICAR NA QUINTA POSIÇÃO”
Em exclusivo ao FUT 245, Calilo Mané, que comandou a equipa técnica do Clube Desportivo e Recreativo de Gabú na época passada, afirmou que a equipa que dirigiu, foi condicionado a ficar na quinta posição. Para Mané, os principais condicionantes foram os problemas internos no clube, também a Federação, Liga de Clubes e Conselho de Arbitrarem não escaparam às críticas do jovem técnico.
“Balanço que faço, penso que é positivo, positivo em termos de posição na tabela classificativa. Fomos condicionados a ficar na quinta posição. Primeiro, por parte da minha direção e filhos e amigos de Gabú, que para mim são os principais responsáveis.” Considerou o técnico.
Para Calilo Mané, Gabú é uma região onde trabalhou muito, mas o seu nível de ambição, conhecimento e dinamismo empreendido no trabalho, ultrapassa a ambição das pessoas com quais trabalhou na equipa lestenha até no momento em que saiu.
“Mesmo se estivesse numa cidade mais pequena em relação a Gabú, e se vivem o futebol com uma certa dinâmica, acho que podia ser campeão nesta época, mas infelizmente não foi o caso porque barreiras começaram logo na guerra entre os filhos da região, onde cada qual queria assumir o protagonismo no clube, enquanto existe a direção e isto acabou por ter o seu reflexo na equipa”. Criticou, Mané.
O técnico de 34 anos disse que as entidades que tutelam o futebol também prejudicaram e condicionaram de que maneira a sua equipa, ao longo da época. “Posso-te dizer, a partir da Federação, Liga, Conselho de Arbitragem, nós fomos condicionados a ficar na quinta posição, talvez a posição mais clara que podíamos ficar para estar mais confortável, era na terceira posição, talvez seria a posição mais justa”.
Mané, justicou o porquê de ter apontado dedo às entidades que tutelam o futebol, pelo facto dos mesmos terem quebrado o ritmo do campeonato alterando os calendários sistematicamente, numa altura em que Desportivo de Gabú ia embalado nas sendas de bons resultados, mas de repente o campeonato foi suspenso para dar lugar ao torneio Caravana Desportiva “Diáspora 2023” e na mesma diapasão, ao Congresso da FFGB realizado em Bubaque, onde participaram apenas os dirigentes, mas mesmo assim os jogos foram suspensos.