DESTAQUES

“FUTEBOL NACIONAL ESTÁ A PERDER A SUA IDENTIDADE”- CIRO ZÉ

O antigo futebolista e internacional pela seleção da Guiné-Bissau, Ciro José da Costa, igualmente embaixador do futebol guineense, lamenta o que considera do “desaparecimento” da identidade do futebol nacional, com a adoção do modelo científico.

Numa entrevista concedida ao Portal Desportivo FUT 245, a velha glória do futebol guineense, afirmou que esta modalidade desportiva, está a perder “pouco-a-pouco” a sua própria identidade, em comparação ao futebol dos tempos atrás, sobretudo, às emoções que se sentia dos adeptos no campeonato nacional.

Falando verdade, a vibração e as emoções, são coisas que caracterizavam o futebol do tempo passado, onde os adeptos tinham um papel preponderante em dar emoções ao futebol e, hoje, assistimos aos jogos sem grandes emoções e se houver são nos momentos dos golos“, afirmou Ciro Zé.

Para o Ciro José da Costa, o futebol do passado é muito diferente com o de atual, tendo em conta, ao estilo que se pratica atualmente, afirmando que o tal estilo, é muito científico, facto que segundo ele, não está dando emoções ao futebol nacional, advertindo que é necessário voltar ao futebol que é naturalmente praticado na Guiné-Bissau, ou seja, o futebol de “Rua”.

Ciro Zé, nome pelo qual é vulgarmente conhecido, assegurou ao FUT 245 que se continuar a praticar esse estilo de futebol (científico), no país, tem certeza que os jogadores guineense não terão êxitos no futebol estrangeiro, principalmente em Portugal, porque segundo ele, há vários jogadores formados especialmente na Europa, para praticar o futebol “científico”, o que no seu entender, deve haver uma identidade própria ao atual futebol guineense.

Lembra-se que Ciro José da Costa (Ciro Zé), nasceu em Bolama e, começou a dar os seus primeiros pontapés ao esférico muito cedo, aliás, aos três anos de idade, mais tarde, já com a idade jovem, foi jogar pela Estrela Negra de Bolama, (equipa local), onde permaneceu durante três épocas. Nesta equipa, Ciro Zé, começou a dar nas vistas de alguns clubes da capital Bissau.

Alguns anos depois, mudou-se para Bissau, onde foi jogar pelo Sporting Clube da Guiné-Bissau, clube em que permaneceu durante duas épocas, antes de viajar para Europa, (Portugal), para integrar ao plantel do Sport Lisboa e Benfica, mas devido à lesão que teve no joelho esquerdo, impediu-lhe a demonstrar o seu talento na equipa encarnada e, foi logo cedido ao Farense (pelo empréstimo), onde acabou permanecendo por várias temporadas.

Recorda-se que Ciro José da Costa é considerado por muitos guineenses, como o futebolista de todos os tempos, da história do futebol guineense, representou também as cores da seleção nacional da Guiné-Bissau (Djurtus), por vários anos.

Januário Jorge Quadé

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker