SB BENFICA VENCE PORTOS DE BISSAU POR [0-1]
Sport Bissau e Benfica na condição de visitante no estádio Lino Correia, venceu Portos de Bissau por uma bola sem resposta e com a derrota do líder FC Canchungo em casa frente ao FC Sonaco, o campeão nacional será conhecido só na última jornada.
Benfica entrou muito forte e criou várias oportunidades de golo junto a baliza adversária, mas não foi eficaz na finalização. Apesar do domínio dos pupilos do mister Romualdo José da Silva, os Estivadores dos Portos de Bissau chegaram algumas vezes com perigo a área encarnada.
Inconformado com o resultado, sabendo que só a vitória que lhe interessava, Benfica fez a primeira substituição ainda no primeiro tempo com saída de Aladje Mané e entrada de Abu Queita. A partir daí, o jogo equilibrou-se bastante, com as duas formações da capital Bissau a protagonizarem um grande nível de futebol, trocando a bola de pé-a-pé, chegando várias vezes as áreas, mas sem grande sucesso, até terminar os primeiros 45 minutos com nulo no marcador.
Sport Bissau e Benfica reentrou no jogo com a mesma filosofia, trocando a bola por quase todo o retângulo do jogo, e criou várias oportunidades, mas só conseguiu inaugurar o marcador aos 63 minutos por intermédio de Alanna Bangura numa jogada de combinação na área dos Portos de Bissau.
Mesmo com vantagem no marcador, a equipa do Benfica continuou a ser a equipa mais perigosa, criando assim dificuldades à defensiva dos Portos de Bissau que só saíam em contra-ataque.
Joãozinho Furé, treinador dos Portos de Bissau, fez várias alterações com as entradas dos seus jogadores mais ofensivos, tentando assim pelo menos chegar ao empate, mas os comandados de Aldo estavam bem no sector defensivo, controlando as jogadas de perigo dos avançados dos Portos de Bissau, até o apito final do árbitro da partida.
Feitas as contas, Sport Bissau e Benfica passa a somar os 55 pontos, menos um que o líder FC Canchungo que perdeu na receção aos Hipopótamos de Sonaco no seu reduto em Pandim, enquanto os Estivadores dos Portos de Bissau continuam com 40 pontos na tabela classificativa ao cabo de 29 jornadas já disputadas.
Januário Jorge Quadé