PORTOS DE BISSAU AGUDIZA A CRISE DA UDIB QUE JÁ SOMA 6 JOGOS SEM VENCER
A União Desportiva Internacional de Bissau, perdeu na tarde deste domingo (21-05), por (2-1), diante dos Portos de Bissau, no encontro da vigésima terceira ronda do campeonato nacional da primeira divisão. Rapazes da Avenida, Líderes destacados na primeira volta e no princípio da segunda, somam o sexto jogo consecutivo sem vencer.
Partida disputada no estádio Lino Correia em Bissau, com as duas equipas a proporcionarem um grande nível de futebol nos minutos iniciais, com belos passes, transições rápidas e alguns lances de perigos em ambas as áreas, mas sem até alí, violar nenhuma das balizas.
Pressionado pelo triunfo ontem do FC Canchungo frente ao CDR Gabú, que colocava a disputa pelo primeiro posto da tabela mais em aberto, aos 30′, colocou-se em vantagem no marcador, graças ao tento fenomenal do suspeito de costume, Bacari Sissé, que levou melhor na disputa com dois adversários, entrando em diagonal, para de seguida encher o pé direito para o primeiro golo do encontro, numa partida que estava a ser dominada pela UDIB.
Embora a UDIB estar em vantagem no marcador, foram os Estivadores dos Portos de Bissau, a subirem bastante no terreno adversário, mas a formação da avenida, esteve sempre atenta na defensiva.
Muito perto do intervalo, aliás, aos 41′, o capitão da formação udibista, Erikson da Silva, perdeu uma flagrante oportunidade que podia aumentar a vantagem pela UDIB, num lance que lhe colocou frente-a-frente com o guardião Edson e, na finalização, atirou o esférico para fora. Lance esse que antecedeu uma outra ocasião falhada pelo Bacari Sissé, que levou a bola ao poste direito do Edson da Silva aos 44′, mantendo o resultado até ao intervalo.
No recomeço do desafio, o técnico dos estivadores Joãozinho Furé, foi obrigado a mexer no jogo, reagindo assim ao resultado, fazendo entrar o Zidane Nhaga e Adriano Lopes, reforçando mais a pressão no ataque. Essas mexidas acabaram por dar ao efeito e, aos 52′, chegaram ao empate, através do golaço do recém-entrado Zidane Nhaga, que recebeu a bola do seu colega, construindo uma “autoestrada” na direita, antes de encher o pé direito para o golo do empate.
Aos 67′, Portos de Bissau levaram o jogo ao (2-1), na conversão duma grande penalidade cometida por um defensor da UDIB, que desviou o esférico com o braço. Chamado para a conversão, Zidane Nhaga não vacilou em levar os Estivadores em vantagem no marcador.
Após este golo, o desafio subiu bem do nível, com a UDIB a gerir bem a posse de bola, numa clara ambição de marcar, enquanto os portistas a jogarem mais na contra-ataque e transições rápidas, aproveitando a velocidade do Jamilson Gomes na esquerda e Zidane Nhaga na direita, este último foi substituído aos 81′, pela lesão.
Depois deste golo que colocou Portos em vantagem, a partida caiu um pouco do ritmo, com os dois conjuntos a jogarem muito longe das ambas as balizas, até o apito final do desafio, com a UDIB a perder mais uma oportunidade de manter o segundo lugar ou mesmo liderar a prova.
Braima Sadjó