DJURTUS NA DIÁSPORA

MAMA BALDÉ NA LISTA DOS CONCORRENTES AO PRÉMIO FOÉ 2023

A concorrência pelo galardão instituído em memória do médio camaronês Marc-Vivien Foé, vencida em 2022 pelo médio marfinense Seko Fofana, está aberta, RFI e França 24 divulgaram os nomes dos 11 indicados ao Prémio Marc-Vivien Foé de 2023, que permeia o melhor jogador africano na Ligue 1 da temporada passada, avança o site Afrik-Foot.

Apesar de uma má época do seu Troyes na Primeira Liga francesa de futebol, o talento e os feitos do internacional guineense Mama Baldé não ofuscaram na Ligue 1, atualmente com 11 golos e várias assistências.

De fato, há muita gente boa entre os indicados, incluindo o defesa congolês Chancel Mbemba, que fez grandes e excelentes performances (4 golos) desde sua chegada ao Olympique de Marselha no verão passado. Achraf Hakimi, lateral-direito marroquino do Paris Saint-Germain, também estará entre os favoritos. Também nesta categoria está o atacante nigeriano Terem Moffi, que passou do Lorient para o Nice neste inverno e marcou 16 golos, tornando-se o sexto e maior artilheiro da liga francesa no momento.

De um modo geral, a parte boa é feita nos médios centrais com as presenças do maliano Mohamed Camará, autor de uma convincente primeira temporada no Mónaco, o ganês do Lens, Salis Abdul Samed, ou o marechal zimbabuano Muntesi de Reims, que pode ser uma boa surpresa, sublinhou o Afrik-Foot.

Chabi, não está nomeado?

De acordo com o Afrik-Foot, o Senegal será representado por Habib Diallo, adiantando que não há candidato argelino. Revelação da temporada com o Toulouse (5 golos e 5 assistências), o jovem Farès Chaïbi poderia ter tido uma carta para jogar, possivelmente no lugar do lateral-direito o maliano Hamari Traoré, que teve muito menos sucesso que o anterior, Marrocos e Mali são os dois países mais representados, com dois embaixadores cada. O vencedor será anunciado no dia 30 de Maio, após votação de um júri composto por meios de comunicação especializados, incluindo Afrik-Foot.com. Antes desse prazo, o trio de finalistas será anunciado no dia 19 de Maio.
EIS OS 11 NOMEADOS PARA O PRÉMIO FOÉ 2023:

1 – Yunis ABDELHAMID (Marrocos/Reims)

2 – Mama BALDÉ (Guiné-Bissau/Troyes)

3 – Mohamed CAMARA (Mali/Mónaco)

4 – Habib DIALLO (Senegal/Estrasburgo)

5 – Seko FOFANA (Costa do Marfim/Lens)

6 – Achraf HAKIMI (Marrocos/PSG)

7 – Chancel MBEMBA (RDC/OM)

8 – Terem MOFFI (Nigéria/Nice)

9 – Marshall MUNETSI (Zimbabwe/Reims)

10 – Salis Abdul SAMED (Gana/Lens)

11 – Hamari TRAORÉ (Mali/Rennes)

EIS OS ANTERIORES VENCEDORES DO PRÉMIO MARC-VIVIEN FOÉ:

2022: Seko Fofana (RC Lens/ Costa do Marfim)

2021: Gaël Kakuta (RC Lens/RD Congo)

2020: Victor Osimhen (Lille/Nigéria)

2019: Nicolas Pépé (Lille/Costa do Marfim)

2018: Karl Toko-Ekambi (Angers SCO/Camarões)

2017: Jean Michaël Seri (OGC Nice/Costa do Marfim)

2016: Sofiane Boufal (Lille/Marrocos)

2015: André Ayew (Marselha/Gana)

2014: Vincent Enyeama (Lille/Nigéria)

2013: Pierre-Emerick Aubameyang (AS Saint-Etienne/Gabao)

2012: Younès Belhanda (Montpellier HSC/Marrocos)

Recorde-se que Marc-Vivien Foé foi um futebolista profissional camaronês, que atuava como médio. Pela Seleção Camaronesa de futebol disputou os Campeonatos do Mundo de 1994 e de 2002. Morreu em campo durante as meias-finais da Taça das Confederações de 2003 contra a Colombia, vítima de um infarto fulminante

©️ O Golo GB

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo

Adblock Detectado

Por favor, considere apoiar o nosso site desligando o seu ad blocker.