10.ª JORNADA DA GUINES-LIGA: NÚMEROS E CURIOSIDADES

Após a conclusão da décima jornada do campeonato nacional da primeira divisão, FUT 245 apresenta aos seus leitores e seguidores, as principais curiosidades desta que é a maior competição dos clubes no país.
Do líder “UDIB”, ao SC Bafatá “lanterna vermelha”, o campeonato nacional da primeira divisão até a décima jornada tem apenas uma equipa que ainda não perdeu, “SB Benfica”, e do sentido inverso, igualmente uma equipa que ainda não venceu, “SC Bafatá”. Outro facto que torna este campeonato muito interessante, é ver o décimo segundo (12º) e o quarto (4º) classificado, separados por apenas dois pontos.
Eis os principais factos e curiosidades da Guines-Liga, após a conclusão da décima jornada.
- União Desportiva Internacional de Bissau “UDIB”, é líder isolado da prova com 25 pontos, mais três que o segundo classificado, SB Benfica, campeão em título. Os rapazes da Avenida tiveram 83,3% de aproveitamento, deixando escapar apenas 5 pontos nos 30 possíveis.
- Lanterna vermelha é o histórico SC Bafatá, que soma apenas quatro pontos na prova.
Melhor ataque do campeonato pertence aos Portos de Bissau, que em dez jogos marcaram 23 golos, apresentando uma média de 2,3 golos por jogo.
Pior ataque do campeonato é o SC de Bafatá que conseguiu nos dez jogos disputados, marcar apenas 4 golos. Marcou em quatro jogos, igualmente um golo em cada. Na derrota em Bissau frente a UDIB por 3-1, no empate a um golo em casa frente ao FC Canchungo, na derrota de 3-1 no Vicente Cacante Injai frente ao FC Pelundo e na goleada de 1-4 sofrida em casa frente aos Portos de Bissau.
Sport Bissau e Benfica é a melhor defesa do campeonato. A baliza dos campeões nacionais a guarda do internacional guineense Ricardinho Té, foi violada apenas cinco golos, e curiosamente nos últimos três jogos.
SB Benfica é a equipa que mais jogos consecutivos não sofreu golo. A equipa encarnada não sofreu nas primeiras sete jornadas, ou seja, levou 630 minutos sem sofrer qualquer golo.
Pior defesa do campeonato é Massaf de Cacine. O único representante dos clubes do Sul do país na primeira divisão sofreu 26 golos em 10 jogos, número correspondente a 2,6 golos sofridos por jogo.
SB Benfica, é a única equipa invicta no campeonato. As águias de Bissau ainda não conhecem o sabor da derrota na presente edição do campeonato. Em dez jogos, ganhou seis e empatou quatro.
Sporting Clube de Bafatá é a única equipa da prova que ainda não venceu qualquer jogo. Os Leões de Leste empataram quatro vezes, e perderam as restantes seis partidas.
UDIB é a equipa com mais vitórias somadas no campeonato. Os rapazes da avenida somaram 8 vitórias em dez jogos disputados. Neste capítulo, é seguido pelo SB Benfica com 6 triunfos, e Portos de Bissau com 5.
SC Bafatá e Massaf de Cacine são equipas com mais derrotas na liga. Ambas equipas somam desaires no campeonato.
Sporting CGB e FC Canchungo, são equipas que mais empates registaram no campeonato. Os Leões e os Lobos empataram cinco vezes.
SB Benfica, campeão nacional, só por uma vez conseguiu marcar mais que dois golos numa só partida (vitória frente aos TF São Dominos por 4-3). Um registo pouco habitual dos encarnados nas últimas épocas.
Cinco equipas do campeonato, não conseguiram até a décima jornada ter pelo menos a média de um golo por jogo. SC Bafatá (0,4 golos/jogo), AC Bissorã (0,5 golos/jogo), Binar FC (0,8 golos/jogo), FC Sonaco e CDR Gabú (0,9 golos/jogo).
Só duas equipas tiveram a média de golos superior a 2 golos por jogo. Portos de Bissau (2,3 golos/jogo) e UDIB (2,1 golos/jogo).
Jornada mais produtiva, é a 4ª. Na referida jornada foram marcados 27 golos, tendo havido goleada em dois jogos (Portos de Bissau 9-1 Massaf Cacine e Flamengo de Pefine 4-1 AC Bissorã).
Jornada menos produtiva, é a segunda jornada, foram apenas marcadas onze (11) golos. Igualmente, foi na segunda jornada onde se registou mais empates numa só ronda. Em oito partidas, houve empates em cinco delas.
Massaf de Cacine é a equipa que mais vezes sofreu a goleada. Em dez jogos sofreu três goleadas (Frente ao FC Cuntum por 5-0, com Portos de Bissau 9-1 e em Corca Só por 4-1 frente aos Balantas de Mansôa).
Jogo onde se registou mais golos, é da quarta jornada (Portos de Bissau 9-1 Massaf Cacine), dez golos num só jogo, um número quase igual aos golos marcados em oito jogos da segunda jornada (11 golos). O segundo jogo onde se registou mais golos, foi na vitória de 4-3 do SB Benfica em Bissau frente ao TF São Domingos.
Já foram registados nove goleadas até a conclusão da décima jornada.
JORNADA 1- UDIB 5-0 FC PELUNDO
JORNADA 2- FC CUNTUM 5-0 MASSAF CACINE
JORNADA 3- SPORTING CGB 5-1 BAL. DE MANSÔA
JORNADA 4- PORTOS DE BISSAU 9-1 MASSAF CACINE
FLAM. DE PEFINE 4-1 AC BISSORÃ
JORNADA 6- SC BAFATÁ 1-4 PORTOS DE BISSAU
JORNADA 7- FLAM. DE PEFINE 4-0 SC BAFATÁ
JORNADA 8- FC CUNTUM 5-1 BINAR FC
JORNADA 9- BAL. DE MANSÔA 4-1 MASSAF CACINE
Melhor marcador do campeonato é Albinosinho da Silva “Keku”, avançado do FC Cuntum que soma 11 golos, seguido do Bacari Sissé da UDIB com 8 golos.
Até a décima jornada, em 80 jogos e já marcados 182 golos.