Com o objetivo de inteirar do funcionamento das diferentes academias de futebol no país, o presidente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau, Carlos Alberto Mendes Teixeira (Caíto), efetuou este sábado, (24-12), uma visita à algumas academias de futebol em Bissau.
Tratam-se das academias “Geração Futebol da Guiné-Bissau, Valusa e Efemberg” respectivamente, para acompanhar de perto o real funcionamento destas e demais outras academias de futebol na Guiné-Bissau.
Nesta sua visita a estas escolas de futebol, o responsável máximo da entidade gestora do futebol guineense, Caíto Teixeira, esteve acompanhado dos membros do comité executivo da instituição, embaixador do futebol da Guiné-Bissau, Ciro José da Costa e presidente da Liga Guineense dos Clubes de Futebol Dembo Sissé.
No final da visita, os responsáveis das academias de futebol acima referidas, em uma só voz agradeceram o presidente da Federação de Futebol e o seu “STAFF”, de forma como visitaram os seus locais de trabalho para acompanhar de perto o real funcionamento destas escolas de futebol.
Por sua vez, Carlos Alberto Mendes Teixeira (Caíto) considerou do positivo a sua visita a estas academias de futebol, dizendo de seguida que é obrigatório para ele enquanto responsável máximo do futebol guineense, dar oportunidade aos mais jovens para praticarem o que tanto amam.
“O balanço desta visita é extremamente positivo, porque a minha responsabilidade como presidente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau é dar oportunidade para os mais jovens para praticarem o futebol e nós que estamos a testa das diferentes instituições do país, devemos em primeiro lugar ter a consciência moral em dar atenções necessárias aos nossos jovens. A Guiné-Bissau é um país com quase noventa por cento da população jovem, por isso que temos que trabalhar para a camada juvenil“, afirmou.
Caíto Teixeira como é vulgarmente chamado, revelou por outro lado que esta iniciativa da Federação de Futebol da Guiné-Bissau, irá também permitir que as outras instituições do país virarem suas ações para as academias de futebol existentes no país.
“Acho que a partir desta nossa iniciativa, as outras instituições públicas ou privadas e demais personalidades com diferentes estatutos no país, irão a partir de já virar as suas atenções aos jovens futebolistas, porque pertencemos o estado deste país e não podemos esperar só os apoios dos nossos governantes“, assegurou Teixeira.
O líder máximo da Federação de Futebol da Guiné-Bissau garantiu por outro lado que esta visita as academias do futebol, não vai ficar por aqui e será estendida as outras escolas do futebol ao nível nacional.
“Começamos a nossa visita hoje para estas três academias de futebol, em Bissau, e na próxima semana, ou seja, antes do final deste ano, vamos deslocar para o interior do país com a mesma finalidade, porque temos que ser inclusivos e participativos sobretudo em dar oportunidades aos que mais necessitam”, prometeu.
Para finalizar Carlos Alberto Mendes Teixeira (Caíto) convidou todos os intervenientes do setor desportivo e o futebol em particular, a trabalharem fortemente na valorização e da promoção do futebol guineense.
Importa frisar que além desta visita, Caíto Teixeira, ofereceu os materiais desportivos para estas academias acima mencionadas, 10 bolas e dois pares de coletes por cada.
Braima Sadjó