ARISTÓTELES SOARES DA GAMA PROMETE UMA ARBITRAGEM ISENTA E MELHOR QUE DA ÉPOCA TRANSATA
O responsável do departamento de arbitragem, igualmente diretor de campo FIFA ao nível de arbitragem guineense Aristóteles Soares da Gama garantiu aos amantes do futebol guineense uma melhor arbitragem nesta nova temporada futebolística 2022/2023.
“Tem uma alta fasquia que já devemos ultrapassar, porque mesmo nos outros campeonatos com mais condições de trabalho há sempre erros. Por exemplo, faço menção ao “Copa de Mundo” que se joga em Catar, que apesar do nível da tecnologia muito avançada a volta de arbitragem, mas mesmo assim os árbitros não escapam de erros em algumas partidas já realizadas. E, no nosso caso, não podemos também escapar deste problema, mas é preciso que os árbitros nacionais estejam bem preparados para qualquer erro. Porém, tais erros não devem ser excessivos, porque muitas vezes tiram a neutralidade a um arbítrio durante o jogo“, disse Aristóteles numa entrevista concedida ao Portal Desportivo FUT 245, no último domingo, (27-11) a margem do final do campeonato defeso do Bairro Militar “Campo Pedrada”, prometendo de seguida uma melhor arbitragem nesta nova temporada futebolística.
“Com as ferramentas de trabalho que já nos foi dado para esta nova época, sobretudo, as novas regras e leis de jogo implementados pela FIFA, os “homens” do apito nacional estarão ainda mais preparados para superar desta forma as dificuldades enfrentadas no ano passado e, com isso garanto que os árbitros terão uma boa prestação nesta nova época futebolística em relação ao ano passado“, garantiu.
Questionado sobre as falhas cometidas na temporada transata, no que diz respeito a nomeação dos árbitros para os jogos, Totó nome como é vulgarmente chamado, respondeu que desta vez todos estes erros vão ser corrigidos com a entrada em função dos novos árbitros que já se encontram numa formação.
“Temos nessa altura, aproximadamente 98 novos arbítrios que já passaram no teste físico e estão sendo formados agora na matéria de leis de jogo e das novas regras de jogo implementadas pela FIFA e com a entrada destes na fileira de arbitragem estaremos em condições de fazer a cobertura integral de todos os jogos, começando do campeonato nacional da camada juvenis até ao sénior, cobrindo assim as lacunas existentes na época passada“, respondeu Soares da Gama.
A ocasião serviu ainda para este responsável apelar todos os dirigentes e demais amantes desta modalidade desportiva na Guiné-Bissau, no sentido de familiarizarem mais com as leis de jogo, em vez de fazer críticas a volta da decisão do árbitro numa determinada partida em qualquer lance sem ter consultado as leis de jogo, fato que segundo ele, são dirigidas aos árbitros sem necessidade e nem tão pouco uma fundamentação lógica.
Lembra-se que a temporada futebolística 2022/2023 tem o seu início marcado para o dia 11 do mês de dezembro próximo, através da decisão tomada pelos clubes na última Assembleia-Geral extraordinária da Liga Guineense dos Clubes de Futebol realizada no passado dia 18 do mês em curso.
De sublinhar que o pontapé inicial da época se realiza com um jogo da supertaça, que esta temporada colocará frente-a-frente os eternos rivais, Sport Bissau e Benfica e Sporting Clube da Guiné-Bissau, encontro esse está marcado para o dia 11 de dezembro próximo.
Braima Sadjó