SPORTING CGB VENCE FC SONACO E CONTINUA NA LUTA PELO TÍTULO
Campeão em título Sporting Clube da Guiné-Bissau, recebeu e venceu hoje (30-06), Futebol Clube de Sonaco por duas bolas a uma, no jogo referente à vigésima nona jornada do campeonato nacional de futebol guineense e leva a decisão do título para última jornada.
Jogo disputado no sintético do “Lino Correia”, com os Hipopótamos de Sonaco a criarem primeira ocasião de golo na baliza adversária com um remate rasteiro de Alfu Camala (Sadjo Mané) dentro da grande área sportinguista e a bola passou muito perto do poste da baliza a guarda de Marcel Gomes.
A partir deste momento, a partida ganhou um grande nível, com os dois conjuntos a explorarem as táticas ofensivas para desbloquear pelo menos o placar de contagem.
Aos 21 minutos do encontro, a equipa de Sonaco voltou a desperdiçar uma grande oportunidade de inaugurar o marcador, desta vez com o incrível falhanço de Samba Baldé quando esteve frente-a-frente com guarda-redes do Sporting e na finalização acabou atirando o esférico para as luvas de Marcel Gomes.
Passando três minutos após este lance, os Hipopótamos ameaçaram de novo à baliza leonina, através de um contra-ataque que lhes permitiram uma superioridade numérica na área adversária e a bola só não entrou porque Alfu Camala e Samba Baldé não se entenderam na abordagem do lance.
A reação sportinguista não tardou para chegar, aos 29 minutos, Jhon Tcharles Mendy chegou de lever a bola ao travessão da baliza defendida por Abdul Aziz Baldé, num passe bem rasgado de Charles Insali na entrada da grande área dos Hipopótamos.
Sonaco podia terminar a primeira parte em vantagem no marcador, mas o extremo esquerdo Mbemba Conté aos 45+2 minutos, não soube aproveitar da oportunidade, acabando milagrosamente rematar a bola contra o corpo de Marcel Gomes, levando a partida ao entervalo sem golos.
No segundo tempo, o jogo ficou muito intenso, com os sportinguistas a carregarem muito bem, a partir da linha lateral, mas a muralha defensiva dos forasteiros estava muito bem assegurada.
Aos 55 minutos, os comandados do técnico senegalês,, foram reduzidos à dez unidades no campo, devido à expulsão do Mohamed Compo que placou o adversário em falta no círculo central do campo e, juiz da partida sem demorar admoestou-lhe segunda cartolina amarela.
Entretanto, com esta redução do Sonaco, a despesa da partida ficou completamente entregue ao Sporting que chegava mais vezes à área adversária, mas foram os Hipopótamos a desbloquear o placar de contagem aos 68 minutos, através de um tiraço monumental após um contra-golpe muito rápido, antes de Mamadou Djaló encontrar Alfu Camala na melhor posição para fuzilar a baliza sportinguista.
Sabendo da desvantagem, os pupilos do técnico Pedro Dias, não baixaram a pressão no ataque, chagando assim ao empate graças ao tento apontado por capitão Muller da Silva aos 85 minutos, aproveitando dum cruzamento de canto na direita de ataque antes de saltar mais alto que os defensores atirando de cabeça o esférico dentro da baliza Abdul Aziz Baldé.
Um minuto depois, os leões de capital aumentaram a vantagem no marcador, graças ao fabuloso tento apontado por Jhon Tcharles Mendy, apanhando a defensiva de Sonaco muito desconcentrada para dilatar a vantagem por 2-1 até ao apito final do encontro.
Com este resultado, Sporting Clube da Guiné-Bissau continua na segunda posição com 58 pontos, ao passo que, o Futebol Clube de Sonaco mantém com 43 pontos na tabela classificativa.
Braima Sadjó