FORMAÇÃO

VITAL SAUANE PROMOVE TORNEIO ENTRE ACADEMIAS EM BISSAU

O estádio Lino Correia vai acolher durante seis dias, um torneio de futebol entre academias denominado Vitalaise Team Of Future

Iniciou nesta terça-feira (20-05), em Bissau um torneio de futebol entre academias com o objetivo de descobrir os novos talentos e a promoção do futebol guineense. Neste evento participam oito academias de futebol.

O torneio em causa, é organizado pelo empresário de futebol, Vital Sauane, proprietário da Academia de Futebol Vitalaise, em parceria com o grupo de agenciamento dos jogadores, Team Of Future sediado em Maia, Portugal, e destina-se aos miúdos da categoria sub-16 a sub-19.

Falando aos jornalistas no lançamento do torneio, Vital Sauane, promotor da iniciativa igualmente empresário de futebol, reconhece a qualidade futebolística dos miúdos guineenses.

Não vou-me cansar de dizer que a Guiné-Bissau é um país que tem mais talentos futebolísticos ao nível da nossa costa, ou seja, mais do que Senegal, Gâmbia, Guiné-Conacri e a Costa do Marfim. Eles não são superiores a nós apesar de estarem mais avançados em termos da organização, a título do exemplo Geovane Quenda que nasceu aqui na Guiné-Bissau, atualmente é uma das melhores pérolas jovens que atuam nesse momento no futebol europeu, não é por acaso que custou aos cofres da equipa de Chelsea 51 milhões de euro” começou por dizer.

Na mesma ocasião Vital, alegou a falta do acompanhamento como um dos fatores que faz com que vários jogadores que saem do país não conseguir singrar no futebol estrangeiro.

O jogador pode ser bom, mas se não tem um acompanhamento de perto é difícil que ele consiga afirmar no futebol, porque quando um jogador começa a dar nas vistas aí vem grandes tubarões a cobiçá-la e muitas das vezes tomam descisões precipitadas e acabam por desaparecer do mapa” afirmou”.

Na mesma ocasião, Luís Trigueiro em nome dos empresários e do grupo de agenciamento dos jogadores Team Of Future, disse que escolheram a Guiné-Bissau por ser um país de muito talento.

Vimos o potencial que os jogadores guineenses têm, apesar de muitas carências em termos organizacionais e das oportunidades, entre vários países africanos que falam o português a Guiné-Bissau tem mais talentos e jogadores com qualidades“, afirmou.

Refira-se que o torneio em referência, conta com a participação da Academia de futebol Vitalaise de Canchungo, Academia Fidjus di Bideras, Academia Sauane de Gabú, Academia N’dam, África Talentos, Academia Fidjus de Reno, Academia Inter GB e Academia de futebol Vitalaise de Bissau.

Januário Jorge Quadé

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo

Adblock Detectado

Por favor, considere apoiar o nosso site desligando o seu ad blocker.