DESTAQUES

BENELIVIO INSALI RECUSA CARGO NA FFGB SEM NOMEAÇÃO FORMAL

O comentador desportivo guineense e representante do Boavista FC da Praia para África Ocidental, Benelivio Cabral Nancassa Insali, afirmou esta terça-feira, 6 de maio, que não exercerá o cargo de diretor-desportivo das camadas de formação, função que lhe foi proposta pela Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB) no passado dia 21 de agosto de 2024, sem a existência de um documento oficial que formalize a nomeação.

“Desde agosto fui proposto pela Federação para ocupar a vaga deixada por Bocundji Cá. Contudo, até à data, não recebi qualquer documento oficial que comprove essa nomeação. O mesmo já tinha acontecido em 2018, quando o então presidente da Federação, Manelinho, emitiu um despacho para a minha nomeação como diretor-desportivo da seleção A. Rejeitei a proposta nessa altura por nunca ser oficialmente convidado para tomar posse”, começou por dizer.

Durante a conversa com a imprensa nacional, Insali reiterou a sua disponibilidade para continuar a apoiar, dentro das suas possibilidades, as seleções das camadas jovens, como tem feito ao longo dos anos.

Vou continuar a apoiar os jogadores, como sempre fiz, porque precisam de apoio. Não estou obcecado em ocupar cargos na Federação. Se essa fosse a minha intenção, não teria recusado a proposta de Manuel Irénio Nascimento Lopes (Manelinho) em 2018, frisou.

Benelivio garantiu ainda que irá fazer tudo para que o assunto chegue à Direção-Geral dos Desportos, à Confederação Africana de Futebol (CAF) e à FIFA, visando defender a legalidade e a transparência.

Não ficarei de braços cruzados a assistir a esta situação. Já decorreram nove meses desde que fui apontado informalmente como diretor-desportivo das camadas de formação, e há pessoas a tirar proveito disso em benefício próprio. Darei conhecimento às autoridades desportivas competentes, para se pôr fim a este tipo de práticas, assegurou.

De referir que Benelivio Cabral Nancassa Insali é atualmente representante do Boavista FC da Praia para África Ocidental e teve um papel decisivo na transferência de três jogadores da seleção sub-20 da Guiné-Bissau para o clube cabo-verdiano no passado mês de janeiro.

Januário Jorge Quadé

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo

Adblock Detectado

Por favor, considere apoiar o nosso site desligando o seu ad blocker.