GUINÉ-BISSAU PERDE COM BURQUINA-FASO E SOMA 7 JOGOS SEGUIDOS SEM GANHAR

Turma guineense volta a perder e complica as contas do apuramento ao próximo Mundial
A seleção nacional de futebol da Guiné-Bissau, perdeu esta segunda-feira (24-03), no estádio 24 de setembro, em Bissau, por duas bolas a uma (1-2), diante do Burquina-Faso.
Partida contava para o cumprimento da sexta jornada do grupo A, da zona africana, de apuramento para o Mundial 2026, a ser disputado nos EUA, Canadá e México.
A turma da Guiné-Bissau entrou logo a pressionar nos minutos iniciais, mas foi Burquina Faso que inaugurou o marcador logo aos 7 minutos, numa desatenção da defensiva de Djurtus e Lassina Traoré aproveitou e fez o gosto ao pé.
Perante a desvantagem no marcador, Djurtus carregaram fortemente ao lado adversário, porém foram os burquinabes que estavam bem atentos na defensiva, aproveitando o jogo na contraofensiva.
Aos 27 minutos, gritava nas bancadas golo da Guiné-Bissau, num remate magnífico de Zidane Banjaqui à entrada da grande área burquinabé, após uma jogada individual do Beto, metendo o esférico para Zidane este sem perder o tempo, encheu o pé direito, mas foi o guardião Koffi que esteve bem entre os postes, fazendo uma defesa brilhante.
À medida que o jogo andava, foi a Guiné-Bissau que estava a carregar e aos 36 minutos empatou o jogo, através do golo apontado por Zidane Banjaqui, num cruzamento milimétrico de Alfa Semedo e Banjaqui sem vacilar atirou para o fundo da baliza e ainda sob a pressão adversária.
Logo no reatar, técnico de Djurtus Luís Boa Morte foi obrigado a mexer na equipa, fazendo entrar o Jorginho Intima para o lugar do lesionado Jefferson Encada que saiu de maca e em lágrimas para o banco.
Perante o seu público, o conjunto guineense foi quem estava a ter o melhor controle do esférico, percorrendo por todo o retângulo, diante de um Burkina Faso muito recuado na zona defensiva, aproveitando em contra-ataque.
Aos 72 minutos, Burquina-Faso desempatou o jogo, de novo com assinatura de Lassina Traoré, que voltou a aproveitar da desatenção dos jogadores da Guiné-Bissau que ficaram todos intactos na grande área e Traoré já com a fome de golo, fez o segundo da sua equipa e da sua conta pessoal.
Já com a vantagem no marcador, a equipa burquinabé subiu fortemente ao lado guineense, pressionado os comandos do Boa Morte na sua zona de construção, contudo, estiveram bem atentos na defensiva.
Houve realmente muitas tentativas em ambos os lados nos instantes finais, porém o (1-2), manteve até o apito final da partida.
Com este resultado, Guiné-Bissau mantém-se com 6 pontos, enquanto Burquina-Faso atinge 11 pontos na tabela classificativa do grupo A.
Braima Sadjó