FORJOD-GB REALIZA GALA DE DISTINÇÃO DA ÉPOCA 2023/2024

Um ano depois, Fórum de Jornalistas Desportivos reativa premiação Amadu Bari
A Imprensa desportiva nacional vai distinguir os melhores da época passada, entre jornalistas, jogadores e treinadores.
Fórum de Jornalistas Desportivos da Guiné-Bissau (FORJOD-GB), vai realizar nesta quinta-feira (23-01), a terceira edição da Gala de distinção de jornalista desportivo do ano, denominado prémio “Amadu Bari”.
Além disso, a organização que congrega maior número de jornalistas desportivos do país, vai escolher também o melhor jogador masculino e feminino da temporada finda (2023/2024), respectivamente.
Na referida Gala, será da mesma forma, escolhido o melhor treinador do campeonato nacional feminino e masculino, ou seja, melhor de cada uma dessas competições.
Sublinha-se que a primeira edição do prêmio “Amadu Bari”, referente à época (2021/2022), foi conquistado pela jornalista Mariama Camará da Rádio Difusão Nacional (RDN), que arrecadou mais votos dos “homens” da imprensa desportiva guineense, como melhor daquela época.
Entretanto, na segunda edição (2022/2023), a distinção foi para o jornalista Elvis da Silva, atualmente presidente do FORJOD, vinculado na altura à Rádio Jovem, antes de mudar para Rádio Sol Mansi.
Vale ainda lembrar que nas edições anteriores, era apenas distinguido o melhor jornalista do ano, uma premiação criada à memória do falecido jornalista desportivo Amadu Bari, um dos mentores da criação do Fórum de Jornalistas Desportivos da Guiné-Bissau.
Nessa terceira edição, vai ser acrescentado pela primeira vez, a distinção do melhor jogador, equipa do ano, melhor guarda-redes, melhor marcador e o melhor treinador do campeonato nacional masculino e feminino.
Prémio “Amadu Bari”, é habitualmente entregue ao vencedor (jornalista) no final da temporada, aliás, após o fecho de todas as competições desportivas no país, destacando o jornalista pelo seu trabalho na recolha das informações e na produção dos conteúdos jornalísticos (desportivo).
Devido as dificuldades lamentadas pela antiga direção do Fórum de Jornalistas liderada por então presidente Iramã Turé, não foi possível entregar o prémio ao vencedor tal como nas edições anteriores, o que ficará agora para esta quinta-feira (23-01).
Braima Sadjó