DESTAQUES

VFC CACHEU CONSIDERA DE ILEGAL A DECISÃO DA LIGA DE CLUBES

Conjunto da cidade histórica da Guiné-Bissau, considera de má fé suspender a equipa da taça “Centenário” Amilcar Cabral

A direção de Vitória Futebol Clube de Cacheu, disse que a Liga Guineense dos Clubes de Futebol não tem nenhuma legitimidade de sancionar qualquer clube, ou seja, desqualificar as equipas das competições nacionais.

A posição dessa formação nortenha foi revelada este sábado (11-01), pelo seu advogado durante uma coletiva de imprensa, para reagir à deliberação da Liga de Clubes que retirou a equipa da taça “Centenário” Amilcar Cabral e das outras competições tuteladas por ela.

Acompanhado do vice-presidente e, demais dirigentes de VFC Cacheu, o defensor do clube afirmou que é uma decisão que põe em causa a credibilidade de uma instituição tal como a Liga de Clubes.

Para o Robson Silvano Gomes, não se pode em nenhuma circunstância um clube ser sancionado por uma outra instituição, que segundo ele, não tem competências para tomar tal decisão.

Esse é um comportamento ilegal, além disso, é uma decisão que desrespeita e põe em causa a credibilidade da Liga de Clubes, assim como a própria Federação de Futebol. Porque a confiança dos outros clubes residem no componente diretiva, ou seja, nas instituições vinculadas à federação de futebol. A Liga de Clubes não tem a legitimidade para sancionar os clubes“, defendeu Robson.

Silvano Gomes, sustentou ainda que, a decisão em causa, fragiliza qualquer instituição, sublinhando que a diferença é que a federação pode sancionar qualquer clube, pelo que no seu entendimento, a Liga de Clubes está fora dessa questão.

Perante essa situação, Robson Silvano Gomes, garantiu que VFC de Cacheu vai utilizar todas as vias legais para fazer valer seus direitos enquanto um clube que sentiu ser injustiçado pela Liga de Clubes de Futebol.

Jovem advogado, afirmou, por outro lado, que o clube continua a ser solidário para com os árbitros pelo que aconteceu, porém não vai compactuar com a decisão tomada, sustentando que deve ser responsabilizado à medida do que fez.

Refira-se que em torno dessa situação está, uma alegada decisão tomada pela Associação de Árbitros, fundamentada pela Liga de Clubes, que recusou apitar jogos de VFC de Cacheu em todas as competições futebolísticas nacional, fase à agressão de árbitro na época passada, pelos adeptos e jogadores da equipa de Cacheu.

Após a decisão tomada pela Comissão de Disciplina da Federação de Futebol que suspendeu o referido clube de participar em todas as competições durante dois anos, surgiu outra decisão, desta vez, do Conselho de Recurso da FFGB que revogou a decisão do Conselho de Disciplina, dando a continuidade do clube nas competições as quais está inserido.

Perante a persistência da Associação de Árbitros em boicotar todos os jogos de Cacheu, a Liga Guineense dos Clubes de Futebol tomou a decisão de retirar a equipa da taça “Centenário” Amilcar Cabral e em outras competições, decisão essa considerada ilegal pela direção do clube.

Braima Sadjó

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo

Adblock Detectado

Por favor, considere apoiar o nosso site desligando o seu ad blocker.