FFGB

DIRIGENTES VISADOS PELA COMISSÃO DA GOVERNANÇA, AUDITORIA E CONFORMIDADE REAGEM À TENTATIVA DE SUSPENSÃO 

Dirigentes cujos nomes constam na deliberação Comissão da Governança, Auditoria e Conformidade, que recomenda uma suspensão de até 10 anos das actividades da Federação de Futebol da Guiné-Bissau, reagiram nesta segunda-feira (23.12), numa conferência de imprensa promovida em Bissau, na qual consideram de ilegal tal tentativa. 

Na sua intervenção, Saibana Baldé, um dos apoiantes de Adilé Domingos Sebastião, (Kabi), afirmou que foram surpreendidos porque não receberam nenhuma comunicação sobre a suspensão. 

Nós fomos surpreendidos no passado sábado com uma deliberação da Comissão da Governança, Auditoria e Conformidade da FFGB, que instou o Comité Executivo e Congresso da Federação para suspender Bonifácio Malam Sanhá, Adilé Domingos Sebastião, Briguel Duarte, Saibana Baldé, Alfa Bari, Dulcineia Sebastião, Constantino João Moreira, e Fernando Gomes. É incrível, porque em nenhum momento não fomos informados da suspensão nem o porquê e com base em quê, eu não acredito, como é que eles têm a capacidade de escrever um documento, mas não têm a capacidade de explicar porque que estão a escrever?“. questionou. 

Saibana Baldé, garantiu que todos os visados na deliberação estão tranquilos e se o ato continuar, vão avançar com a queixa. 

Não vamos permitir um conjunto de pessoas inocentes, põe em causa a nossa dignidade, portanto, exigimos que façam a questão de não só revogar esta deliberação, mas também pedir-nos desculpa publicamente, se não vamos avançar com a queixa contra eles“. Advertiu.

Na mesma posição, Abdu Mané, Presidente de Cupelum FC, considera de triste o documento da comissão da Governança que sustentou que não é das suas competências. 

“É triste para o presidente da comissão da Governança e auditoria de aceitar fazer um trabalho que não é da sua competência, enquanto auditoria o que deveria procurar em primeiro lugar, não é a suspensão das pessoas sem ser ouvidas. Mas, eu devo ser suspenso porque sou crítico, ao presidente da FFGB e à Liga? Só porque reclamei no congresso passado, em que a equipa de Cupelum foi impedido de votar, ou aliás doze clubes foram impedidos de votar… porque é que isto não foi o assunto de discussão? Os críticos são suspensos e os gatunos são protegidos e apoiados, as minhas lutas são para o bem do futebol”, afirmou o dirigente 

De recordar que a Federação de Futebol da Guiné-Bissau, através da Comissão de Governança, Auditoria e Conformidade deliberou e recomendou a suspensão de Bonifácio Malam Sanhá, Adilé Domingos Sebastião e Abdu Mané (Ba- Wé),  por 10 anos de todas as atividades desportivas no país. 

Além destes três dirigentes, o órgão da governança suspendeu também o presidente cessante do Desportivo de Quelelé, Fernando Gomes por 10 anos e o diretor técnico do FC Cuntum, Constantino João Moreira, por 5 anos.

Oceano Siga

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo

Adblock Detectado

Por favor, considere apoiar o nosso site desligando o seu ad blocker.