São vozes críticos à liderança da Federação de Futebol nos últimos tempos e vão agora ficar fora do panorama futebolístico nacional por um período de 10 anos
A Federação de Futebol da Guiné-Bissau, através da Comissão de Governança suspendeu Bonifácio Malam Sanhá, Adilé Domingos Sebastião e Abdu Mané ( Ba- Wé), de todas as atividades de futebol por 10 anos.
Bonifácio Malam Sanhá foi Presidente da Liga de Clubes e recentemente, um dos vice-presidente da FFGB no mandato do Manelinho e no primeiro mandato do Caito Teixeira e Abdu Mané (Ba- Wue), atual presidente do Cupelum FC. Enquanto Adilé Domingos Sebastião (Kabi), esteve na corrida à presidência da FFGB no último congresso.
A decisão da entidade foi expressada numa deliberação datada de 19 de Dezembro, a que a redação do Portal Desportivo FUT 245 teve acesso.
Comissão de Governança da FFGB, sustentou que decisão deve-se aos comportamentos desses dirigentes, que segundo ela, não coadunam com as normas estabelecidos no artigo 16 do estatuto da federação de futebol.
“A Comissão de Governança, insta o Comité Executivo da Federação de Futebol da Guiné-Bissau e o Congresso a suspenderem os elementos indicados consoante gravidade dos seus atos, ou seja, suspendé-los”, lê-se no documento.
Além destes três dirigentes, o órgão da governança suspendeu também o presidente cessante do Desportivo de Quelelé, Fernando Gomes por 10 anos e o diretor técnico do FC Cuntum, Constantino João Moreira, por 5 anos.
No mesmo documento, nota-se da mesma forma, nome de Mamadu Alfa Bari, Dulcineia Domingos Sebastião, Briguel Duarte, Mamadu Saibana Baldé, ambos suspensos por um período de 5 anos.
Refira-se que dirigentes em causa, são todos apoiantes do Adilé Domingos Sebastião no último congresso eletivo da Federação de Futebol que acabou elegendo o Caíto Teixeira para o segundo mandato.
Braima Sadjó