GUINÉ-BISSAU FALHA O CAN 2025 E LUÍS BOA MORTE ASSUME SER RESPONSÁVEL
Djurtus falharam a participação no próximo CAN e o selecionar nacional dá mãos à palmatória
O selecionador nacional da Guiné -Bissau, culpabiliza-se por não ter conseguido levar Djurtus à quinta participação consecutiva numa fase final do Campeonato Africano das Nações.
Em conferência de imprensa após a derrota frente a Moçambique, por (1-2), Luís Boa Morte disse aos jornalistas que sentiu ser o maior culpado, sustentando que foi ele quem dirige a equipa e, que faz a seleção dos jogadores.
“Vou assumir a culpa por essa situação, porque sou quem faz a escolha dos jogadores. Queríamos tanto qualificar o país para o CAN, porém no futebol não se garante o resultado a ninguém. Fizemos de tudo para lá estarmos, mas temos que levantar a cabeça e continuarmos a trabalhar“, começou por reagir Boa Morte.
Questionado sobre seu futuro no comando técnico de Djurtus depois de falhar a qualificação ao CAN, Luís Boa Morte respondeu que não dá para construir a casa pelo telhado, tendo sublinhado que é verdade que os jogadores já se habituaram jogar na fase final do CAN, justificando que o tempo que fez na liderança de Djurtus, não é suficiente para concertar tudo.
Refira-se que esta seria a quinta participação consecutiva de Djurtus no CAN, mas viram o sonho a cair por terra no pleno estádio da independência nacional 24 de setembro.
Vale lembrar que a Guiné-Bissau esteve nas fases finais das quatro últimas edições da maior competição futebolística entre seleções do continente africano, sob o comando do então selecionador nacional Baciro Candé.
Importa referir que Guiné-Bissau terminou a fase de qualificação do grupo I, em terceira posição da tabela classificativa com 5 pontos e Moçambique no segundo posto com 11 pontos.
Januário Jorge Quadé