GUINÉ-BISSAU PERDE COM MOÇAMBIQUE E FALHA PRÓXIMO CAN
A Seleção nacional de futebol da Guiné-Bissau, perdeu esta tarde (19-11), em Bissau, por (1-2), diante de Moçambique e vai falhar a próxima edição do Campeonato Africano das Nações (CAN Marrocos 2025)
Partida disputada no estádio nacional 24 de setembro e contava para o cumprimento da sexta e igualmente última jornada do grupo I, de qualificação ao CAN Marrocos 2025.
Djurtus tiveram uma boa entrada, tendo carregado fortemente em cima do conjunto moçambicano, tendo circulado o esférico por todo o retângulo do desafio, mas estava muito longe do caminho de golo.
A turma guineense não tirava pés no acelerador, porém foi Aos 8 minutos, o Moçambique que acabou inaugurando o marcador aos 9 minutos, através de um remate potente de Bruno Langa e sem hipótese para o guardião guineense.
Após o golo de Moçambique, jogo seguiu com muita intensidade, com as duas formações a carregaram em ambos os lados, mas com pouca dose de golo.
Aos 21 minutos, gritava nas bancadas golo da Guiné-Bissau, num cruzamento tirado na esquerda por Augusto Dabó e Mama Baldé saltou mais alto que os defensores de Mambas, cabeceando a bola que passou por centímetros do poste esquerdo de Ernam Alberto.
Três minutos depois, o grito voltou nas bancadas, de novo, com a turma guineense a falhar mais uma soberba oportunidade de igualar o marcador. Beto recebeu a bola no meio campo, metendo em velocidade, antes de servir o Janio Bikel que vinha na esquerda para finalizar, facto que não aconteceu, valendo também uma boa defesa do guarda-redes de Moçambique.
À medida que o desafio andava, a bola não parava de percorrer todo o terreno de jogo, com os Djurtus a criarem mais ocasiões de golo, perante um Moçambique muito baixo e aproveitava o jogo sempre em contraofensiva.
Entes do intervalo, aos 41 minutos, Guiné-Bissau igualou o marcador, através do gigante ponta-lança Beto, que aproveitou de um cruzamento de Carlos Mané, vindo da esquerda pela forma como os Djurtus atacavam, saltando mais alto que os defesas de Moçambique, desviando a bola para o fundo da baliza.
Perante o seu público, a seleção da Guiné-Bissau entrou na segunda parte com o mesmo critério, tal como a primeira parte, ou seja, andava sempre com a bola, mas foi o Moçambique que voltou a aproveitar da desatenção dos defensores da turma guineense e Ratifo fez (1-2), aos 51 minutos.
Já com a vantagem no marcador, não restava nada para a turma de Moçambique, além de baixar a sua linha, saindo sempre na contta-ataque, aproveitando a velocidade de Geny Catamo e Ricardo Martins na frente de ataque.
Djurtus insistiram muito, pressionado fortemente em cima dos Mambas, mas não conseguiram alterar o resultado, além de (1-2), até o apito final da partida.
Com este resultado, Guiné-Bissau falha a possibilidade de chegar à fase final da próxima edição da Taça das Nações Africana e Moçambique vai juntar a Mali na fase final dessa competição.
Braima Sadjó