SELEÇÃO ASELEÇÃO NACIONAL

DJURTUS INICIAM AMANHÃ A QUALIFICAÇĀO PARA O CAN 2025

Pupilos de Luís Boa Morte entram em cenas amanhã com Eswatini

Após ter participado pela quarta vez consecutiva numa fase final da Taça das Nações Africana (CAN), a seleção nacional da Guiné-Bissau começa esta quinta-feira (05-09), mais uma campanha de qualificação para a fase final daquele que é o maior evento futebolístico do continente, entre as seleções.

De recordar que a Guiné-Bissau conseguiu a sua primeira participação nesse certame continental em futebol, no ano 2017, edição essa realizada no Gabão.

Depois da sua histórica estreia guiada por então selecionador nacional Baciro Candé, seleção guineense acabou por construir o caminho de sucesso, tendo marcado a sua presença nas restantes edições (2019, 2021 e 2023), sob o comando técnico do mister Baciro Candé.

Amanhã pelas 16 horas, no estádio nacional 24 de setembro, no Alto Bandim, o povo guineense vai assistir o início de mais uma campanha de qualificação, quando os Djurtus entrarem em cenas com os seus similares de Eswatini.

Jogo aguardado com grande espectativa, não pelo facto da turma nacional estar a jogar em casa, mas por ver o Luís Boa Morte a frente da seleção guineense pela primeira vez, numa fase de qualificação à Copa das Nações Africana.

Refira-se após o jogo de amanhã, Guiné-Bissau vai deslocar nos próximos dias até a Moçambique, para defrontar a seleção local no dia 10 deste mês, no estádio do Zimpeto.

Para os dois compromissos, o selecionador nacional Luís Boa Morte chamou 25 jogadores para representarem o país no início dessa campanha.

Em conferência de imprensa de lançamento do jogo de amanhã, realizada hoje (04-09), Boa Morte, alertou sobre as dificuldades que a sua equipa poderá enfrentar nesse desafio, assegurando que no futebol, não há jogos iguais.

Luís Boa Morte sustentou a sua tese que, o facto da Guiné-Bissau ter vencido todos os jogos realizados frente a Eswatini, não pode, no entanto, dizer que a vitória esteja garantida amanhã.

No entendimento do selecionador de Djurtus, a equipa tem que entrar no campo com toda a responsabilidade e fazer o que lhe compete para o jogo.

Por seu lado, Jorge Braima Nogueira (Bura), um dos capitães da seleção, transmitiu a mensagem dos seus colegas ao povo guineense, garantindo que o grupo está muito bem e confiante num bom resultado no jogo de amanhã.

Bura, alcunha pelo qual é vulgarmente chamado, solicitou, por outro lado, o apoio da população guineense a volta dos Djurtus,

Importa lembrar que Eswatini nunca venceu a Guiné-Bissau, em duas partidas realizadas entre as duas seleções, a turma guineense leva saldo positivo, vencendo todas as duas partidas (1-3 e 3-0).

Braima Sadjó

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo

Adblock Detectado

Por favor, considere apoiar o nosso site desligando o seu ad blocker.