BACAR CUSNA PEDE ACOMPANHAMENTO DO GOVERNO ÀS ACADEMIAS DE FUTEBOL
Dirigente lamenta o que considera de falta de atenção do executivo guineense às escolas de futebol no país
Presidente da academia de futebol Geração de Sonhos, exortou o acompanhamento sério do governo aos trabalhos das academias de futebol na Guiné-Bissau.
Pedido de Bacar Cusna, foi revelado este domingo (11-08), aos jornalistas, à margem da cerimónia de encerramento das atividades da referida academia para a temporada futebolística (2023/2024), que decorreu no estádio Lino Correia.
No entendimento de Bacar, não se pode pensar em ter jogadores de qualidade para representar o país ao mais alto nível, sem que tenha criado melhores condições para a formação dos mesmos.
“Não estamos a sentir e nem assistir o acompanhamento do governo na vida das academias de futebol. Não podemos em nenhuma circunstância pensar em ter jogadores de grande qualidade nas nossas seleções, sem que eles tenham passados por uma boa preparação“, começou por explicar.
Cusna, assegurou ainda que maioria dos times nacionais, são suportados pelos jogadores provenientes das academias nacionais, facto que no seu entendimento, deve haver um apoio das autoridades desportivas, sobretudo, do governo.
Responsável número um da academia de futebol em referência, lamentou na mesma ocasião, as dificuldades em que as academias enfrentam nos seus trabalhos, em particular a sua, pedindo o governo guineense a virar suas atenções em apoiar academias nacionais.
“Acho que não é dúvida para ninguém que academias são raízes do nosso futebol. É ali que saem jogadores que representam as nossas seleções, mesmo assim, continuamos sem apoio, ou seja, nunca sentimos acompanhamento das nossas autoridades“, explicou.
Além do governo, Bacar Cusna apelou também a Federação de Futebol para estar sempre ao lado das academias, apoiando-lhes nos materiais de trabalho.
Apesar de solicitar o acompanhamento da entidade gestora do futebol nacional às academias de futebol, este responsável avisou que não é para impor, mas sim, regulamentar e ajudar nas dificuldades com que se deparam, especialmente nos materiais de trabalho.
Vale lembrar que academia de futebol Geração de Sonhos, foi fundado no setembro do ano 2022, tem como objetivo principal, edificar os novos talentos futebolístico no país.
Braima Sadjó