FC CUMURA VENCE HÁFIA DE BAFATÁ E SAGRA-SE CAMPEÃO DA GUINES-BOLA
Conjunto de Cumura superou a sua congénere de Bafatá e conquista o título de campeão nacional da segunda divisão
Após ter conquistado a sua inédita e igualmente primeira subida ao primeiro escalão do futebol nacional, FC Cumura não para de somar histórias na presente temporada futebolística (2023/2024).
Esta tarde (09-08), derrotou o Háfia FC de Bafatá, por (4-2), no jogo de apuramento de campeão nacional da segunda divisão.
Jogo disputado no estádio Lino Correia, em Bissau e colocava frente-a-frente vencedores da série (A e B), do segundo escalão do futebol nacional, da temporada futebolística em curso.
Perante uma assistência considerável do público nas bancadas, duas equipas estiveram em grande e demonstraram um grande nível de futebol, criando várias ocasiões de golo nas duas balizas.
O conjunto de Cumura foi a equipa mais feliz na primeira parte, aproveitando inaugurar o marcador logo ao primeiro minuto do encontro, através do tento apontado por Henry Lamine Camará, que aproveitou de um erro da defensiva da formação de Bafatá e encostou a bola para o primeiro golo do encontro.
À medida que o jogo andava, tanto o Háfia FC Bafatá assim como FC Cumura, estavam a transportar o esférico por todo o retângulo do desafio, chegando sistematicamente em ambas as áreas.
Aos 38 minutos, FC Cumura voltou a encontrar a via aberta para o golo, violando de novo a baliza da formação lestenha, desta vez, com assinatura de Ricardo Nsumbu, que aproveitou de um cruzamento de canto saído na direita, aparecendo nas costas da defensiva e sem vacilar atirou a bola para o interior da baliza de Ussumane Mané.
Quando tudo indicava que o jogo ia ao intervalo em (2-0), o conjunto de Cumura ampliou a vantagem para (3-0), de novo, com assinatura de inevitável Ricardo Nsumbu que bisou no desafio, aos 45+2 minutos e o resultado permaneceu até ao fim da primeira parte.
Partida intensificou-se bastante na segunda parte com as duas formações a carregarem pés no acelerador e, aos 55 minutos, Háfia de Bafatá encurtou a desvantagem para (3-1), graças ao golo marcado por recém-entrado Malam Baldé.
Dois minutos depois, ou seja, aos 57 minutos, rapazes de Cumura voltaram a marcar, através de um remate potente de Malam Sambú e a bola só parou no fundo da baliza de guarda-redes Ussumane Mané.
Embora com a desvantagem no marcador, Háfia de Bafatá não baixou a linha e pressionava muito ao lado adversário. Aos 77 minutos, voltou a encurtar a desvantagem, desta vez para (4-2), através do golo apontado por outro recém-entrado Isnaba Bidingle.
Desafio andava com a mesma pressão, com a bola a viajar por todo o lado, porém dois conjuntos não conseguiram alterar o resultado, além de (4-2), até ao apito final da partida, dando assim o título de campeão da presente edição da segunda divisão ao FC Cumura.
Braima Sadjó