FFGB

ELEIÇÕES NA FFGB SOB ALÇADA DO TRIBUNAL ARBITRAL DE DESPORTO

Há menos de 72 horas para a realização do pleito eleitoral à presidência da Federação de Futebol da Guiné-Bissau, Tribunal Arbitral de Desporto (TAD), já tem sob a sua alçada o dossiê do recurso apresentado pela lista Kabi-24.

Para esse pleito, a Comissão Eleitoral da Federação de Futebol indeferiu a candidatura Kabi-24, alegando algumas irregularidades na candidatura, entre as quais, a subscrição da Associação da Medicina Desportiva da Guiné-Bissau, que a sua vice-presidente subscreveu a candidatura da lista encabeçada pelo Caíto Teixeira.

Sobre a mesma decisão, o líder da lista “Kabi-24”, Adilé Domingos Sebastião (Kabi), considerou de “encomenda”, o processo eleitoral em referência, pelo que a sua candidatura vai utilizar todas as ferramentas à sua disposição, fazendo valer o seu direito.

Querem enganar menos atentos, mas nós, Não! Esse processo eleitoral é simples encomenda, porque não querem a democracia interna e trouxeram uma candidatura para enganar a opinião pública, fingindo que há eleições, isso não pode acontecer“, começou por explicar Adilé Sebastião à imprensa no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira, após a sua chegada ao país.

Kabi, como é vulgarmente conhecido, avisou que o seu direito não pode ser posta em causa, advertindo que vai utilizar todas as vias legais para restituir a justiça no processo.

Não vamos parar por aqui e utilizaremos todas as ferramentas para demonstrar que a verdade é nossa. Já explicamos a FIFA sobre a forma como está decorrer o processo, temos nesse momento um recurso no Tribunal Arbitral de Desporto (TAD)“, falou Adilé.

Além da suspensão do processo eleitoral, o concorrente ao cargo do presidente da entidade gestora do futebol nacional, disse ainda que no mesmo recurso enviada à essa instituição, pediram também a verificação das normativas da Federação de Futebol, Estatutos e Regulamento Eleitoral. Se, estão ou não, em conformidade com estatutos da FIFA.

Embora com essa situação, Adilé Domingos Sebastião, mostrou-se completamente confiante na sua participação nessa eleição e avisou que será o próximo presidente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau.

Adilé, acusou na mesma ocasião, a Comissão Eleitoral e o Conselho de Recursos Eleitoral de estarem a trabalhar a mando do presidente cessante Caíto Teixeira, sublinhando que as deliberações de indeferimento da sua candidatura, são feitas sob às orientações do Caíto.

Refira-se que a volta de toda essa situação, está a Associação da Medicina Desportiva, que supostamente assinou duas candidaturas. O presidente subscreveu a candidatura “Kabi-24”, enquanto vice-presidente assinou outra candidatura, do Caíto Teixeira.

Soube a redação do Portal Desportivo FUT 245, através de uma fonte federativa que a Comissão Eleitoral da Federação de Futebol, já realizou sorteio para o posicionamento de candidaturas no boletim de voto.

De acordo com o sorteio, o candidato Dembo Sissé, figura na primeira posição de boletim de voto, enquanto Carlos Alberto Mendes Teixeira, aparece na segunda posição.

Importa lembrar que escrutínio em causa, está agendado para o dia 29 deste mês, uma eleição que nos últimos dias, faz correr muita tinta no país.

Braima Sadjó

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo

Adblock Detectado

Por favor, considere apoiar o nosso site desligando o seu ad blocker.