FFGB

ELEIÇÕES NA FFGB: LISTA KABI-24 APRESENTA RECURSO CONTRA INVALIDAÇÃO DA SUA CANDIDATURA

A Lista Kabi-24, liderada pelo empresário de futebol, Adilé Domingos Sebastião, apresentou a meio desta semana um recurso contra a invalidação da sua candidatura às eleições na FFGB.

No final da semana passada, a Lista Kabi-24 viu a sua candidatura à liderança da Federação de Futebol da Guiné-Bissau ser invalidada pela Comissão Eleitoral. Entre as principais alegações constam:

  • Houve falta de cumprimento de requisitos estatutários e a única associação – Associação de Medicina Desportiva – que apoia a lista “Kabi-24” também subscreveu a lista “Nova Dinâmica de Futebol Nacional”, liderada pelo atual presidente da FFGB, Carlos Alberto Mendes Teixeira.
  • Falta de renúncia de militância partidária de três membros, incluindo o próprio cabeça de lista, que supostamente omitiu o esclarecimento sobre a sua militância política e a dos que compõem a lista para o Comité Executivo, entre os quais Wilson Pereira Batista, Erisângela Valentim Lopes, António Tavares (Tony Burgo) e o próprio Adilé Domingos Sebastião (Kabi), e a ausência de autenticidade na subscrição do clube Arados de Nhacra.

No recurso enviado à Comissão de Recurso Eleitoral, a Lista Kabi-24 refutou todas as alegações invocadas pela Comissão Eleitoral como suficientes para invalidar a sua candidatura.

A Lista Kabi-24 anexou no recurso enviado uma carta que o presidente da Associação de Medicina Desportiva, Pedro Maria da Silva, enviou à Comissão Eleitoral no mês passado uma carta, invocando as diretrizes estatutárias da organização, na qual afirmou que ele é o representante legítimo da organização para apadrinhar qualquer assinatura de acordos.

Quanto às alegações de membros da lista que ainda continuam com filiações partidárias, no recurso ao qual o FUT 245 teve acesso, a lista esclarece que tanto Adilé Sebastião, quanto Wilson Batista, Erisângela V. Lopes e António Tavares não têm filiações partidárias e ainda anexa uma carta enviada à Comissão Eleitoral informando a renúncia de militância de Adilé Sebastião no Partido Democrático para Desenvolvimento.

Para invalidar a candidatura da Lista Kabi-24, a Comissão Eleitoral alega ainda a ausência de autenticidade da subscrição de Arados de Nhacra, mas a Lista defende que a sua candidatura, para além da subscrição de Arados de Nhacra, tem mais sete clubes inscritos (Fidjus de Bidera, FC Cuntum, GDR Quelele, Massaf de Cacine, Cupilum FC, Sporting CGB e FC Quinara).

Lembre-se que a votação do novo presidente da federação está agendada para o próximo dia 29 deste mês. Até ao momento estão aprovadas duas listas: Nova Dinâmica no Futebol Nacional, liderada pelo atual presidente da FFGB, Carlos Alberto Mendes Teixeira, e a Lista Inclusão Social e Restauração Administrativa, liderada pelo atual presidente da Liga Guineense de Clube de Futebol, Dembo Sissé.

Virissimo Cabral

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo

Adblock Detectado

Por favor, considere apoiar o nosso site desligando o seu ad blocker.