FFGB

ELEIÇÕES NA FFGB: AS VERDADES DA LISTA KABI-24 SOBRE A INVALIDAÇÃO DA SUA CANDIDATURA

No sábado passado (09/06), a Lista Kabi 24, liderada pelo empresário Adilé Domingos Sebastião viu a sua candidatura a liderança da Federação de Futebol da Guiné-Bissau ser invalidada pela Comissão Eleitoral. A decisão está gerando polêmica e diversas alegações de irregularidades pelas partes envolvidas.

Segundo a Comissão Eleitoral, houve q falta de cumprimento de requisitos estatutários e a única associação – Associação de Medicina Desportiva da Guiné-Bissau que apoia a lista “Kabi 24” também subscreveu a lista “Nova Dinâmica de Futebol Nacional”, liderada pelo atual presidente da FFGB, Carlos Alberto Mendes Teixeira.

Para a Lista “Kabi-24”, ao contrário da lista “Nova Dinâmica de Futebol Nacional”, o apadrinhamento da sua candidatura foi feito pelo presidente legítimo da organização, com poderes para tal.

O documento de 09 de fevereiro de 2021, onde Ângela Peti recebeu poderes para dirigir a Associação, ficou inválido a partir do momento em que Pipi voltou a Bissau após tratamento médico, porque Pipi, a partir daquele momento, voltou a ser presidente da Associação de Medicina Desportiva da Guiné-Bissau“, argumentou Adilé Sebastião em um vídeo que circula nas redes sociais.

FUT 245 teve acesso a uma carta datada de 09 de fevereiro de 2021, onde Pedro Maria da Silva delegou poderes a Ângela Maria Peti para dirigir a Associação da Medicina Desportiva da Guiné-Bissau.

FUT 245 também teve acesso a uma carta datada de 24 de maio de 2022, onde a FFGB solicitou a dispensa de Pedro da Silva junto à direção do Centro de Reabilitação Motora para jogos da seleção que aconteceram em Portugal, fato que comprova as alegações de Adilé Sebastião.

A comissão alega ainda que a subscrição da Lista Kabi 24 pelo Presidente da Associaçãoda Medicina Desportiva, Pedro Maria da Silva, aconteceu em Lisboa, Portugal, e que, ao abrigo dos artigos nº 16/2 e 17 dos estatutos da Associação e com delegação de poderes absolutos à vice-presidente, Ângela Peti, que reside em Bissau, subscreveu outra lista em Bissau denominada “Nova Dinâmica de Futebol”. Além disso, a lista “Kabi 24” contém mais oito clubes identificados no processo.

Adilé Sebastião refuta essas alegações e defende que o documento foi assinado na embaixada da Guiné-Bissau em Lisboa, um local que também é território da Guiné-Bissau.

Das irregularidades apontadas pela Comissão Eleitoral, constam ainda a falta de renúncia de militância partidária de três membros, incluindo o próprio cabeça de lista, que supostamente omitiu o esclarecimento sobre sua militância política e dos que compõem a lista para o Comité Executivo, entre os quais Wilson Pereira Batista, Erisângela Valentim Lopes, António Tavares (Tony Burgo) e o próprio Adilé Domingos Sebastião (Kabi), e a ausência de autenticidade na subscrição do clube Arados de Nhacra.

Em relação a isso, Kabi exibiu no mesmo vídeo, circulando nas redes sociais, uma carta datada de 02 de junho de 2024, onde solicitou sua desvinculação do Partido Democrático para Desenvolvimento, a formação política à qual estava vinculado desde 2016, segundo ele.

Adilé Domingos Sebastião considera a decisão de “covarde” e “encomendada” pela Lista “Nova Dinâmica”, liderada pelo atual presidente da FFGB, Carlos Alberto Mendes Teixeira. Mesmo assim, Kabi não descarta a possibilidade de recorrer a outras instâncias.

Vale ressaltar que a Comissão Eleitoral refere na mesma deliberação que não foram detectadas irregularidades em relação às listas “Nova Dinâmica de Futebol Nacional” e “Inclusão Social e Restauração Administrativa”, embora admita que, das quatro subscrições das associações desportivas e 20 clubes, a Associação de Medicina Desportiva subscreveu as candidaturas de Carlos Alberto Mendes Teixeira e Adilé Domingos Sebastião, sendo esta última considerada “nula”.

A votação do novo presidente da federação está agendada para o próximo dia 29 deste mês.

Virissimo Cabral

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo

Adblock Detectado

Por favor, considere apoiar o nosso site desligando o seu ad blocker.