BENFICA DE BISSAU GOLEIA PORTOS POR [4-0] E ASSEGURA A LIDERANÇA DA GUINES-LIGA
As Águias de Bissau venceram na noite desta sexta-feira (16-02), os Estivadores dos Portos de Bissau por [4-0], no cumprimento da décima jornada do Campeonato Nacional da primeira divisão, e assegura a liderança da prova.
Com número considerável dos adeptos nas bancadas do estádio Lino Correia, a formação encarnada teve uma boa entrada na partida, criando a sua primeira ocasião de golo logos aos seis minutos, por intermédio do Adulai Jaló, que não fez a melhor leitura e falhou o remate na grande área, permitindo corte da defesa da equipa dos Portos.
Aos 21 minutos, a equipa encarnada desbloqueou o marcador com golo apontado pelo N’famara Sissé na sequência do pontapé de canto, onde saltou mais alto que os defensores dos Portos de Bissau e cabeceou sem qualquer hipótese para Cipriano Na Ndum.
Após o golo sofrido, os comandados do mister Ata subiram no terreno com jogadas de contra-ataque, mas a equipa do Benfica esteve muito bem organizada na zona defensiva a não permitiu que os homens mais adiantados dos Estivadores incomodassem o seu guarda-redes.
Aos 30 minutos do jogo, Benfica fez o segundo golo outra vez numa jogada de bola parada, sequência da cobrança duma livre descaído para direita, solto de marcação na grande área N’famara Sissé desviou com ponta do pé para fundo das redes, fazendo o segundo na sua conta pessoal, e resultado esse que prevaleceu até ao intervalo.
No reatar do jogo, Benfica de Bissau entrou como terminou a primeira parte com domínio de posse de bola obrigando o adversário a correr mais.
Os comandados do Romualdo José da Silva chegaram ao terceiro golo aos 50 minutos, numa jogada de contra-ataque rápida, conduzido na sua zona esquerda de ataque pelo Sadraque Monteiro, que fez um cruzamento para grande área, com Afonso Nsumbo Jaquité a rematar de primeira para o 3-0.
Nove minutos depois, Javier Brito Indjai ampliou a vantagem para 4-0, que viria a ser o resultado final.
Apesar de vantagem de quatro golos, a equipa encarnada não tirou os pés do acelerador e dificultou as subidas dos estivadores, gerindo a posse de bola até o apito final do árbitro da partida.
Com este resultado, a equipa encarnada soma 24 pontos, e amplia provisoriamente a vantagem sobre o seu perseguidor direito FC Canchungo que amanhã vai defrontar UDIB no Lino Correia.
Januário Jorge Quadé