TERMINOU ONTEM, SEGUNDA EDIÇÃO DO TORNEIO DE OBSERVAÇÃO ORGANIZADO PELO FIDJUS DI BIDERAS
Terminou na tarde desta quinta-feira (14-02), em Bissau, a segunda edição do torneio de observação de novos talentos, organizado pelo Fidjus di Bideras-TCB.
Denominado “Jornada de Observação”, o evento futebolístico em causa, decorreu no Estádio Nacional 24 de Setembro e juntava cerca de 200 atletas da categoria sub-12 e sub-17.
Segundo os organizadores, o evento em referência, tem como objetivo principal, dar oportunidade aos mais novos apresentarem as suas qualidades, com a possibilidade de serem integrados ao futebol europeu e asiático.
No final de trabalhos, Iosse Indjai, coordenador da comissão organizadora, exprimiu a sua satisfação pela forma como decorreu o torneio.
“Durante esses dias de trabalho, conseguimos descobrir vários talentos e, faz-nos motivar enquanto treinadores, ver esses meninos a mostrarem as suas qualidades“, explicou Iosse Indjai.
Jovem técnico, considerou, por outro lado, de positivo o balanço de quatro dias de trabalho, tendo realçado o nível da organização e da qualidade futebolística dos jogadores, assegurando que o seu desejo é ver essas crianças em alto patamar do futebol mundial.
A ocasião serviu para o Sandro Medeiros, membro da equipa dos observadores do referido torneio, afirmar que observar um talento é apenas uma árvore, porém deve ter em conta, a floresta.
“Tivemos essa oportunidade através das academias, de proporcionar às crianças esse evento, onde tiveram quatro jogos oficiais. Há jogadores de muita qualidade na Guiné-Bissau que podem ser exportados para o futebol europeu, porque para mim, observar um jogador deste país é como uma árvore na floresta, pois lá, existe muitas árvores“, contou Sandro.
Importa referir que nessa edição de 2024, participaram 5 academias de futebol, inscritas em duas categorias (sub-12 e sub-17), respectivamente.
Braima Sadjó