GUINÉ-BISSAU ENTRE 10 NOMEADOS PARA O PRÉMIO DE SELEÇÃO AFRICANA DO ANO
Seleção nacional da Guiné-Bissau, “Os Djurtus”, nomeado pela primeira vez para o prémio da seleção africana do ano.
Segundo a lista dos países nomeados para este prémio, divulgado hoje pela Confederação Africana das Nações, a Guiné-Bissau concorre com os países como: Cabo Verde, Gâmbia, Guiné-Equatorial, Mauritânia, Marrocos, Moçambique, Tanzânia, Namíbia e Senegal, campeão africano em título.
No corrente ano, a Guiné-Bissau carimbou a sua passagem pela quarta vez consecutiva a fase final do Campeonato Africano das Nações, tendo ficado em segundo no grupo A, vencido pela Nigéria que somou 15 pontos, contra 13 da Guiné-Bissau.
Com esta poderosa seleção africano que conta com o artilheiro da Serie A Italiana na época passada, a Guiné-Bissau empatou com ela no confronto direto, tendo vencido em Abuja por uma bola a zero, e perdido pelo mesmo resultado em Bissau, no Estádio Nacional 24 de Setembro.
Neste ano, a Guiné-Bissau realizou 4 jogos no grupo A, perdeu apenas um (frente a Nigéria), venceu os restantes 3, frente a Nigéria, São Tomé e Príncipe e Serra-Leoa. Além destes jogos que contaram para a qualificação para o CAN 2023, também disputou uma partida de carácter amistoso frente a Guiné-Conacri, tendo perdido por uma bola a zero, no Estádio de Bonfim, em Setúbal, Portugal, no outubro passado.
A cerimónia de condecoração do vencedor, será realizado no dia 11 de dezembro em Marraquexe, Marrocos, na gala de premiação da Confederação Africana de Futebol.