FEMININO SUB-20: GUINÉ-BISSAU DERROTADA EM CASA PELO GANA POR [0-3]
A seleção feminina de futebol Sub-20 da Guiné-Bissau, recebeu e perdeu hoje (08-10), no seu reduto, por (0-3), frente a sua congénere do Gana, no jogo da primeira mão da segunda eliminatória para o Mundial Feminino da categoria.
Uma partida bem disputada no primeiro tempo, com as duas formações a terem uma clara ambição de marcar logo na primeira metade de jogo, tendo o esférico por todo lado do retângulo do desafio.
A primeira ocasião de golo, surgiu aos 6 minutos, com a atacante ganesa Issah Abiba a passar por duas adversárias, servindo de seguida Wassiba Mohammed, que se encontrava dentro da grande área guineense, rematando fortemente por cima da trave da baliza de Adji Saco.
Gana carregou bastante no jogo e, até marcou aos 12 minutos, mas o golo foi mais tarde invalidado pelo fora de jogo da jogadora ganesa.
Após essa ameaça, a turma do Gana subiu muito bem no desafio, tendo controlado a circulação do esférico, mantendo a turma nacional na defesa coletiva, aproveitando o jogo na contraofensiva
Quando tudo indicava que o jogo ia ao intervalo em [0-0], a seleção ganesa chegou em vantagem aos 45+1 minutos, através do tento apontado por Succes Ameyaa, na sequência de um pontapé de livre, descaído a direita, pela forma como atacava a seleção do Gana, e a guardiã guineense Adji Saco, tentou ainda travar a bola, mas essa vinha com demasiada força, levando o desafio ao intervalo em [0-1], a favor da Gana.
A seleção visitante, reentrou com mesmo nível, pressão alta e transmissão rápida, aproveitando a velocidade do Secces Ameyaa na direita e Mary Amponsah na esquerda.
Aos 58 minutos, a turma ganês beneficiou duma penalidade cometida pela defensora guineense, desperdiçado depois por Comfort Yeboah, valendo também uma bela defesa da guardiã Adji Saco.
A Guiné-Bissau tentou reagir sobre a pressão adversária, tendo já a bola sob controlo, mas foi a turma ganesa que aproveitou dum erro da defensiva das comandadas do Romão dos Santos, aumentando a contagem para [0-2], aos 66 minutos, por intermédio de Mary Amponsah.
O terceiro golo da Gana, surgiu aos 75 minutos, apontado por Mercy Attobrah, que aproveitou também duma desatenção da defensiva guineense, levando a sua equipa ao [0-3].
Inconformado com o resultado, o selecionador nacional Romão dos Santos, fez algumas alterações no na equipa, fazendo entrar Mirna Correia e Flávia Alfredo, dando mais consistência ao ataque, mas foi a seleção ganesa a ter mais segurança na sua linha defensiva, até ao apito final do desafio.
Braima Sadjó