27 TREINADORES NACIONAIS RECEBEM CERTIFICADOS DO CURSO DE TREINAMENTO DA LICENÇA “D” DA CAF
A Federação do Futebol da Guiné-Bissau (FFGB), através da sua direção técnica nacional procedeu à entrega dos certificados do curso de treinamento da licença “D” da (CAF) para 27 treinadores nacionais.
A cerimónia da entrega teve lugar hoje (07.10), numa das unidades hoteleiras do país e, foi testemunhada por alguns familiares e amigos.
Após ato de entrega, o Presidente da Federação do Futebol da Guiné-Bissau (FFGB), Carlos Alberto Mendes Teixeira (Caíto), disse que foi um dia histórico para o futebol da Guiné-Bissau, porque a entidade gestora do futebol no país não pode desenvolver o setor futebolístico sem ter os treinadores como instrumentos para tal, afirmando de seguida que os treinadores nacionais são peças extremamente importantes para o desenvolvimento deste setor.
“Hoje é um dia histórico para o futebol da Guiné-Bissau, porque nós não podemos querer desenvolver um setor sem ter os instrumentos para tal e, eu tenho quase certeza que os treinadores do futebol são peças extremamente importantes para o desenvolvimento do setor é triste e não cabe em mente de nenhum guineense que os nossos treinadores só podem atuar no nosso território e mesmo atuando no nosso território sem competência para tal e sem formação para tal e hoje acabamos com esta situação os nossos treinadores se quiserem treinar em Senegal, Guiné-Conacri por aí fora estão habilitados para tal“, disse Caíto Teixeira.
O líder federativo disse ainda que o futebol da Guiné-Bissau, a Federação do Futebol e os Treinadores de Futebol estão de parabéns, porque segundo ele o caminho para o desenvolvimento de qualquer setor passa necessariamente em capacitar os intervenientes “diretos” deste setor, lançando um desafio aos formandos de que o curso de formação do género irá continuar para que os treinadores nacionais possam estar no mesmo nível de capacitação.
Ocasião serviu para Eric Maré, o Diretor Técnico Nacional disse que os certificados ora recebidos pelos 27 treinadores nacionais, foram registados pela CAF e serão muito importantes nos seus trabalhos, estando em Bissau, fora de Bissau ou fora de país poderão treinar sem nenhum problema. Por outro lado, este responsável garantiu que em 2024 a sua instituição irá promover mais um curso de formação do gênero, mas da licença “C” e igualmente da licença “D” para as treinadoras guineenses.
Para Herculano Cubaba, o presidente da Associação dos Treinadores do Futebol da Guiné-Bissau, destacou a importância da formação recebida, tendo apelado aos formandos no sentido de não trocarem os seus certificados com ninguém.
Em nome dos formandos, Duque Djú, prometeu que irão pôr em prática os conhecimentos adquiridos neste curso de formação em prol do desenvolvimento do desporto-rei guineense.
Recorde-se que este curso da licença “D” da CAF, contou com a participação de 27 treinadores dos clubes da primeira e segunda liga guineense do futebol Guines-Liga e Guines-Bola respetivamente.
Vale lembrar que o curso em causa, teve início no dia 19 de junho e terminou em 1 de julho deste ano.
Malam Metá Dabó